Para 76% dos brasileiros, Bolsonaro deve ser impeachmado se violar Justiça

Nos atos golpistas do 7 de Setembro, o presidente disse que não iria cumprir qualquer decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o que configura crime de responsabilidade

(Foto: Reprodução)

Pesquisa DataFolha aponta que 76% dos brasileiros defendem o impeachment de Bolsonaro caso ele desobedeça alguma ordem judicial. Nos atos golpistas do 7 de Setembro, o presidente disse que não iria cumprir qualquer decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o que configura crime de responsabilidade.

Dirigindo-se aos seus apoiadores, em Brasília, Bolsonaro disse que o presidente do STF, Luiz Fux, deveria enquadrar Moraes, sob pena de ver uma intervenção em seu poder. Em São Paulo, mandou o seguinte recado: “Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor ​Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou.”

De acordo com o DataFolha, são mais incisivos acerca do golpismo da fala os jovens de 16 a 24 anos (86% defendem o impeachment no caso), os mais pobres (82%) e, claro, aqueles que reprovam o presidente (94%). “Já são mais tolerantes com o desrespeito legal os mais ricos (32% não veem necessidade de um processo), empresários (39%) e, também de forma mais óbvia, os que aprovam o desempenho presidencial (59%).”

Autor