África reúne piores índices de vacinação no mundo. Haiti nas Américas

Emirados Árabes Unidos tem a população mais vacinada do mundo. Veja alguns dados sobre a vacinação internacional.

Autoridades de saúde pública temem, desde o início da pandemia, que as vacinas não sejam distribuídas de forma equitativa em todo o mundo. Os dados parecem confirmar esses temores, já que as nações desenvolvidas estão vacinando suas populações muito mais rápido do que os países menos desenvolvidos. 

Mais de 4 milhões de pessoas morreram oficialmente de covid-19 em todo o mundo, mas o número real é quase certamente muito maior. À medida que nações ricas com altas taxas de vacinação, como os EUA, começam a emergir da pandemia, a doença está se acelerando em partes do mundo. 

É terrível imaginar a perda de quatro milhões de seres humanos, mas também saber que isso é provavelmente uma contagem subnotificada, porque ser capaz de diagnosticar infecções e contar as mortes é, lamentavelmente, um luxo que muitos lugares do mundo não têm. 

Pelo menos 217 países e territórios administraram mais de 5 bilhões de doses de uma vacina Covid-19, apenas um ano após o primeiro caso de Covid-19 ter sido relatado na China. Diversas vacinas diferentes foram desenvolvidas em velocidade recorde, em grande parte devido a anos de pesquisa sobre vírus relacionados e bilhões de dólares em investimentos.

18 vacinas contra a covid-19

Em dezembro de 2020, a primeira dose de uma vacina totalmente testada – fabricada pela Pfizer / BioNTech – foi administrada no Reino Unido. Agora, várias vacinas foram autorizadas para uso em todo o mundo e dezenas de países e territórios aderiram à corrida para vacinar seus residentes.

A vacina mais distribuída pelo mundo é a Oxford-Astrazeneca, em 184 países, à exceção de EUA e parte da Ásia e Rússia. Segue-se a Pfizer-BioNtech em 127 países, à exceção de grande parte da África e da Ásia. Em seguida vêm Moderna (72), a Sinopharm-Pequim (em 69 países, entre a Ásia e África), Johnson&Johnson (51, entre as Américas e Europa), Gamaleya-Sputnik V (46, entre a Ásia, África e América Latina) e Sinovac (40, entre Ásia e América Latina). Outras 11 vacinas se distribuem entre 26 países.

Mais de 5,85 bilhões de doses de vacina foram administradas em todo o mundo, o equivalente a 76 doses para cada 100 pessoas. Já existe uma grande lacuna entre os programas de vacinação em diferentes países.

Os dados são compilados de fontes governamentais pelo projeto Our World in Data da Universidade de Oxford. Uma pessoa vacinada se refere a alguém que recebeu pelo menos uma dose de uma vacina, e uma pessoa totalmente vacinada recebeu todas as doses necessárias de uma vacina. 

Avanços na imunização

Uruguai e Chile são os orgulhos da América do Sul, no alto da lista de países que ultrapassaram os 70% de pessoas totalmente imunizadas. Cuba é o 13%, Panamá é o 39o. e o Equador o 41o. O Brasil conseguiu avançar para a 54a. colocação, logo após a Argentina.

Os dois sul-americanos dividem a liderança com países do Oriente Médio como Emirados, Catar, Israel e Bahrein. Apesar dos mais de 2 bilhões de habitantes, a China já ocupa o 8o. lugar (72% de imunizados), dona que é de meia dúzia de vacinas próprias.

São quinze países com mais de 70% de totalmente imunizados. Apesar da riqueza e disponibilidade de vacinas de fabricação própria, os EUA aparecem apenas em 43o. lugar, com 54% de imunizados. Em 56o. lugar, o Marrocos (46%) é o país africano mais avançado na campanha de imunização.

Pequenas ilhas-nações também estão com vacinação avançada, devido à baixa concentração demográfica. Malta, com menos de meio milhão de habitantes, é um desses países com 83% de insulares imunizados.

Gargalos nos países pobres

As doses de vacinas permanecem relativamente escassas em todo o mundo, com a previsão de que a demanda ainda ultrapasse a oferta até o final de 2021. Mas as preocupações com a diminuição da imunidade levaram um pequeno número de países, incluindo Israel e Turquia, a começar a administrar doses de reforço, levando a um aumento recente nas suas campanhas de vacinação.

Também existe uma divisão notável entre os continentes. A África tem a taxa de vacinação mais lenta de todos os continentes, com alguns países ainda sem iniciar campanhas de vacinação em massa. Saara Ocidental, Burundi e Eritreia são países africanos que ainda nem fazem parte do mapa da vacinação, enquanto outros têm taxas abaixo de 1%. Nas Américas, o Haiti tem lamentáveis 0,4 doses para cada 100 pessoas, com notificação precária das estatísticas.

Mapa revela claramente a desigualdade da vacinação entre países pobres e emergentes da África, Ásia e América Latina

À medida que a variante Delta se espalha por países com poucas vacinas, as hospitalizações e mortes atingem novos picos.

Demorou nove meses para um milhão morrer. Mas o número de mortos aumentou de três milhões para quatro milhões em apenas dois meses e meio. Nos EUA, a variante Delta está se espalhando rapidamente. Em algumas áreas, é responsável por 80 por cento dos casos, disse hoje a diretora do CDC, Rochelle Walensky.

Os países menos ricos estão contando com um acordo de compartilhamento de vacinas chamado Covax, que visa fornecer dois bilhões de doses até o final do ano .

80 por cento das vacinas que foram para aplicação em todo o mundo foram administradas em países de renda alta e média alta. Apenas 0,4 por cento das doses foram administradas em países de baixa renda.

A maioria das vacinas atualmente em uso requer duas doses para que um paciente seja totalmente vacinado. Em fevereiro, a Food and Drug Administration autorizou uma vacina única da gigante farmacêutica Johnson & Johnson para uso emergencial nos Estados Unidos.

O G7 fez uma promessa de cerca de dois bilhões de vacinas. Dito isso, as estimativas são de que precisamos de cerca de 5,5 bilhões de vacinas. Portanto, em primeiro lugar, precisamos descobrir uma maneira de fazer mais e mais rapidamente. E a outra coisa a fazer é garantir que essas promessas se transformem em vacinas reais enviadas para onde precisam ir. Infelizmente, alguns desses esforços estão realmente atrasados. 

Autor