Boicote de sorveteria americana revela ponto fraco de Israel

A decisão da sorveteira Ben & Jerry de parar de vender sorvete na Cisjordânia abalou Israel, revelando a perda de popularidade do país entre os americanos democratas.

Três soldados israelenses tomam sorvete em uma loja dentro da fábrica da Ben & Jerry's em Be'er Tuvia, no sul de Israel, em 21 de julho de 2021

Em 2018, eu morava em Israel enquanto pesquisava um livro sobre a luta do país contra grupos que desafiam sua legitimidade.

Toda quarta-feira, um novo lote de sorvete Ben & Jerry’s chegava ao meu supermercado local e eu comprava o máximo de potes de baunilha que podia. Na quinta-feira, não haveria mais nenhum. Claramente, os israelenses amam seu Ben & Jerry’s – que representa cerca de 75% do mercado de sorvete premium em Israel.

Ainda assim, até eu fiquei surpreso com a ferocidade da reação israelense ao anúncio da Ben & Jerry, em 19 de julho de 2021, de que não venderia mais seu sorvete nos territórios palestinos ocupados por Israel. Muitos israelenses em meu feed de mídia social  ficaram indignadosOs políticos condenaram a Ben & Jerry’s como “anti-Israel” e instaram os legisladores americanos a sancionar a empresa com sede em South Burlington, Vermont. Alguns estados já estão se preparando para fazer exatamente isso.

Será que o movimento de boicote, desinvestimento e sanções – que visa a ocupação israelense da Cisjordânia e Gaza – finalmente encontrou o ponto fraco de Israel?

Lançamento de sorvete kosher em Israel

O que é o movimento BDS?

O movimento de boicote, desinvestimento e sanções, conhecido como movimento BDS , começou em 2005. Foi quando 170 organizações da sociedade civil palestina pediram um boicote econômico, cultural e acadêmico a Israel por violação do direito internacional e dos direitos palestinos, bem como de sua ocupação da Cisjordânia e de Gaza.

O movimento, que logo incluiu uma rede livre de ativistas baseados em todo o mundo, também instou empresas, universidades e outros a desinvestirem em Israel e instou outros países a sancioná-lo.

Inspirada pelo sucesso do movimento global para acabar com o apartheid na África do Sul, a campanha do BDS busca recrutar acadêmicos, países, empresas e outros em seu esforço para punir e isolar Israel. Seus maiores ganhos até agora foram conseguir que alguns grupos acadêmicos e igrejas apoiassem seu boicote.

Um manifestante em primeiro plano segura uma placa que diz "nenhum orgulho do apartheid", enquanto outros carregam placas como Palestina livre durante um protesto fora do Festival Eurovisão da Canção 2019 em Tel Aviv, Israel
O movimento BDS diz que foi inspirado pelos protestos anti-apartheid contra a África do Sul na década de 1980. 

Impacto mínimo em Israel

Mas o movimento BDS parece ter tido pouco impacto na economia de Israel ou em sua posição diplomática.

Uma razão para isso é que Israel tem enfrentado boicotes antes mesmo de se tornar um estado em 1948. Como resultado, sua economia tornou-se adepta da produção de produtos de alta qualidade, avançados e especializados para exportação, tornando os boicotes menos eficazes porque os parceiros comerciais não podem substituir facilmente por produtos de outros países.

Israel também fez lobby com sucesso em alguns países e legisladores para condenar boicotes contra o país. Em 2019, por exemplo, o Parlamento alemão designou o movimento BDS como anti-semita. E o governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que planeja aprovar uma medida para conter os boicotes contra Israel .

Nos Estados Unidos, alguns estão boicotando os boicotes. Trinta e cinco estados aprovaram leis, ordens executivas e resoluções anti-BDS desde 2005. Isso normalmente limita as autoridades estaduais de fazer negócios com qualquer um que esteja boicotando Israel ativamente e evita que os fundos de pensão estaduais invistam em empresas vinculadas ao BDS. Funcionários na Flórida e no Texas já ameaçaram adicionar a Unilever, empresa controladora da Ben & Jerry, a uma lista de empresas que não são elegíveis para investimentos.

Uma das principais razões pelas quais o movimento anti-apartheid conseguiu isolar a África do Sul na década de 1980 é que convenceu grandes empresas, como Coca-Cola , Pepsi-Co , Reebok e Ford , a parar de fazer negócios com o país.

Enquanto o grupo francês de telecomunicações Orange encerrou seu contrato de licenciamento com uma empresa israelense em 2016, poucas outras grandes empresas abraçaram o movimento. Em 2018, o Airbnb disse que removeria as listagens de propriedades em assentamentos israelenses, mas reverteu a situação alguns meses depois, após uma enxurrada de ações judiciais antidiscriminação contra ela.

Mas, apesar da falta de impacto econômico ou diplomático substantivo, acredito que seria um erro rotular o movimento BDS como um fracasso. Em vez disso, a decisão de Ben & Jerry sugere um momento decisivo na campanha do BDS.

remova um pano que estava cobrindo um recorte de papelão de um novo sabor de sorvete, Justice ReMix'd, em um copo
Os amigos judeus Ben Cohen e Jerry Greenfield têm sido francos em seu apoio a algumas causas sociais e muitas vezes as transformam em sorvetes. Aqui, eles revelam Justice ReMix’d, que contém sorvete de canela e chocolate com ‘pedaços de massa de pão de canela e brownies de calda picante’. 

Mudando de opinião sobre Israel

A empresa, fundada pelos amigos judeus Ben Cohen e Jerry Greenfield em 1978, há muito abraçou uma missão social liberal – que frequentemente expressa por meio de seus sabores de sorvete , como Save Our Swirled e Justice ReMix’d . Mesmo depois que a Unilever comprou a empresa em 2000, a Ben & Jerry’s permaneceu independente na busca por seus valores progressistas.

Em seu comunicado anunciando a mudança, a Ben & Jerry’s disse que vender sorvete na Cisjordânia e em Gaza “é inconsistente com nossos valores”. Cohen e Greenfield defenderam a decisão da empresa em um artigo de opinião no The New York Times em 28 de julho de 2021.

Embora não tenha dúvidas de que os valores da empresa estiveram por trás da decisão, também acredito que algo mais estava em ação: Israel está perdendo a batalha pela opinião pública.

Israel atualmente tem uma popularidade líquida de apenas 3% entre os democratas e eleitores que apoiam os democratas, ante 31% no início dos anos 2000. Entre os democratas liberais, Israel tem uma rejeição líquida de 15%, já que a maioria desses eleitores expressam apoio aos palestinos. A tendência é especialmente forte com os americanos mais jovens, que dão muito menos apoio do que os mais velhos.

A marca premium pouco conhecida no Brasil é quase uma instituição americana em Israel

Uma pesquisa separada de 2019 descobriu que, embora a maioria dos americanos nunca tivesse ouvido falar sobre o movimento BDS, 48% dos democratas que estavam familiarizados com ele disseram que o apóiam. E quase três quartos de todos os entrevistados dessa pesquisa disseram ser contra as leis que punem as pessoas por se envolverem em boicotes.

Durante a luta anti-apartheid, as grandes empresas não aderiram ao movimento até que a opinião pública começou a mudar seriamente em resposta ao vibrante ativismo popular, normalmente liderado por estudantes universitários.

Ben & Jerry’s enfrentou uma campanha semelhante de ativistas pró-palestinos por anos. A luta em Gaza em maio de 2021, que deixou 253 palestinos e 12 israelenses mortos, parece ter acelerado a pressão, já que ativistas da mídia social bombardearam a empresa com demandas para boicotar Israel. Isso gerou um silêncio de 20 dias por Ben & Jerry’s nas redes sociais, seguido pela nova política apenas algumas semanas depois.

Uma explosão de fumaça e detritos sobe de um prédio que acabou de ser atingido por um ataque de míssil israelense em uma área densamente povoada da Cidade de Gaza
Os ataques aéreos de Israel demoliram muitos edifícios como este na Cidade de Gaza durante sua luta contra o Hamas em maio. O conflito pode ter sido um fator na decisão de Ben & Jerry. 

Valores compartilhados

Em outras palavras, o sentimento público entre um grupo de eleitores americanos – incluindo muitos judeus americanos – que costumavam ser partidários ferrenhos de Israel mudou, e eles estão cada vez mais virando as costas ao Estado judeu.

Por exemplo, enquanto a maioria dos americanos apóia uma solução de dois Estados que separa Israel dos territórios palestinos que ocupa, o governo israelense e seus cidadãos cada vez mais não fazem distinção entre Israel e os territórios que ocupa desde 1967.

A retórica dos políticos israelenses condenando empresas como a Ben & Jerry’s que aderem ao boicote aos assentamentos – como chamá-lo de uma forma de antisemitismo ou equipará-lo ao terrorismo – torna o problema pior. Em minha própria pesquisa, descobri que ele valida e perpetua a imagem autoritária de Israel que o movimento BDS pinta.

Em uma entrevista em janeiro, Christopher Miller, chefe de estratégia de ativismo global da Ben & Jerry, disse que “o vínculo mais forte que você pode criar com os clientes é em torno de um conjunto compartilhado de valores”.

É por isso que acredito que a Ben & Jerry’s provavelmente manterá o curso – e por que mais empresas americanas seguirão o exemplo.

Ronnie Olesker é professora associada de Governo na St. Lawrence University ao norte de Nova York.