Em carta, líderes de todo o mundo rechaçam golpismo de Bolsonaro

Entre os signatários estão o ex-primeiro ministro da Espanha José Luis Rodrigues Zapatero; o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo; o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper; o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, Adolfo Pérez Esquivel; e o professor norte-americano Noam Chomski

Fotomontagem feita com as fotos de: IStock; Andre Borges/NurPhoto; Fabiana Domingues/Wikkimedia Commons

Líderes políticos e intelectuais de 26 países divulgaram uma carta na qual denunciam as intenções golpistas e antidemocráticas de Jair Bolsonaro ao convocar seus apoiadores para uma manifestação contra as instituições brasileiras, sobretudo o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 7 de setembro.

Assinam o texto o ex-primeiro ministro da Espanha José Luis Rodrigues Zapatero; o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo; o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper; o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, Adolfo Pérez Esquivel; o professor norte-americano Noam Chomski; e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Oscar Laborde; além de aproximadamente 150 parlamentares de todo o mundo, incluindo América Latina, Europa, Estados Unidos e Austrália.

Eles denunciam episódios recentes em que Bolsonaro se mostrou antidemocrático, como no ataque às urnas eletrônicas e no recente desfile de tanques em frente ao Congresso Nacional, e citam as denúncias de que o atual presidente brasileiro tenta incentivar seus apoiadores a repetir no Brasil o ataques que eleitores de Donald Trump realizaram ao Capitólio, a sede do Congresso americano.

“O povo brasileiro lutou por décadas para garantir a democracia contra uma ditadura militar. Não se pode permitir que Bolsonaro a roube agora”, dizem os signatários, logo após avisar: “Estamos atentos para defender as instituições democráticas brasileiras durante e depois do 7 de Setembro”.

Segundo informa a Folha de S. Paulo, a carta foi coordenada pela Progressive International, rede global progressista que busca conter o avanço da direita no mundo. No mês passado, a entidade enviou uma delegação ao Brasil para sondar ameaças do governo Jair Bolsonaro.

Fonte: PT Nacional