Morre aos 75 anos o economista João Sayad

Ex-ministro e professor da Universidade de São Paulo estava internado no Sírio Libanês para tratamento de um câncer

João Sayad morreu aos 75 anos. (Foto: Wikimedia Commons)

Morreu neste domingo, aos 75 anos, o economista e professor João Sayad, em decorrência de complicações onco-hematológicas. Ele estava internado desde o dia 30 de agosto no Sírio Libanês de um câncer que o acometeu há pouco mais de dez anos.

Sayad faria 76 anos no dia 10 de outubro. Nascido em São Paulo, formou-se em economia pela FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) em 1967 e começou a dar aulas na instituição já no ano seguinte. Concluiu o mestrado em 1970 e desde 1978 era livre-docente.

Além de uma vasta vida acadêmica, Sayad ocupou diversos cargos públicos e em instituições ligadas à educação e à economia desde o fim dos anos 1970.

2007-2010 Governo de São Paulo, com José Serra (PSDB) Secretário de Estado da Cultura e presidência da Fundação Padre Anchieta, responsável pela gestão da TV Cultura.
2001- 2004 Prefeitura de São Paulo, com Marta Suplicy, ainda no PT. Secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico
1985-1987 Na eleição indireta de Tancredo Neves para presidência da República, continuada por José Sarney, após sua morte Ministro do Planejamento, substituindo Delfim Neto.
1983 Governo de São Paulo, com Franco Montoro (1983-1987) Secretário de Fazenda aos 37 anos

Quando foi ministro, Sayad era contra a política econômica de juros altos e corte nos gastos públicos, o que o colocou em conflito com Francisco Dornelles, então ministro da Fazenda. Ainda esteve na equipe que criou o Plano Cruzado, em 1986, em substituição ao cruzeiro. Em 1987, deixou o governo Sarney e voltou a dar aulas na FEA-USP.

Em 2009, publicou “Que país é este?” (ed. Revan), uma reunião de seus artigos acadêmicos e de opinião. Pelo selo Portfolio Penguin, da Companhia das Letras, publicou em 2015 o livro “Dinheiro, dinheiro: Inflação, desemprego, crises financeiras e bancos”.

Veja a repercussão:

Autor