Presidente da CPI cobra Augusto Aras sobre andamento do relatório final

O procurador-geral da República, Augusto Aras, comprometeu-se em se posicionar sobre o relatório em até 30 dias, assim que receber o texto a ser elaborado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL)

O ex-presidente da CPI,Omar Aziz (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Na sabatina do Senado, nesta terça-feira (24), o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, que teve o nome aprovado para recondução ao cargo, foi cobrado pelo presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), sobre o encaminhamento que será dado ao relatório final da comissão a ser entregue a ele.

O procurador-geral da República se comprometeu em se posicionar sobre o relatório em até 30 dias, assim que receber o texto a ser elaborado do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL).

Calheiros deu sinais claros de que vai pedir o indiciamento de Bolsonaro por vários crimes, entre os quais estão o de prevaricação, epidemia, por propagar o tratamento precoce em detrimento da vacinação; e o de usurpação de função pública, pela existência do gabinete paralelo.   

“Esperamos para aqueles que são negacionistas, para que aqueles que não acreditaram na ciência sejam responsabilizados pelos crimes que cometeram”, cobrou Omar Aziz.

Antes, o presidente da CPI disse que, a partir da entrega do relatório, espera que sejam feitas as diligências necessárias para que se possa fazer “Justiça a mais de 570 mil vidas que se perderam no Brasil durante essa pandemia.”

Omar falou isso assim que o plenário do Senado aprovou a recondução de Aras ao cargo pelo placar de 55 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção.

Autor