Minas prepara Festival Fora Bolsonaro de Poesia e Canção

Evento pretende usar a música e a poesia como fatores de transformação social e política

Plenária virtual ao vivo discutiu a realização do festival

Minas Gerais terá ainda neste ano um festival cultural para apresentar músicas e poesias de caráter político. Será o Festival Cultural Fora Bolsonaro de Poesia e Canção, que será apresentado em forma de live virtual, a princípio, nos dias 15 e 16 de novembro em comemoração ao Dia da Bandeira.

A ideia do evento partiu do poeta mineiro Tadeu Martins, por entender que a cultura pode ser uma ferramenta de resistência, de mobilização e organização política dos brasileiros. No último dia 19, ele colocou a proposta em discussão durante reunião online de filiados e amigos do PCdoB-MG.

“Nós do PCdoB estamos propondo um evento capaz de dar novo rumo à música e poesia como fator de transformação social e política. A música e a poesia são capazes de nos emocionar, nos enternecer, nos alegrar e nos unificar para a luta política. Alegria para nós é coisa séria. A música e a poesia nos auxiliam a endurecer a luta, sem jamais perder a ternura”, afirmou Tadeu Martins na ocasião.

A primeira reação de lideranças do campo artístico presentes foi abraçar a proposta, como forma de mobilizar a sociedade para expressar os seus sentimentos diante de um governo que tem como uma de suas prioridades atacar e desconstruir as conquistas culturais acumuladas.

Durante a Prosa Cultural foi discutida a organização do Festival em Minas

Nos próximos dias serão enviadas as sugestões para a construção do regulamento do evento. A proposta inicial é de que poderão concorrer autores de músicas e poesias de todas as cidades de Minas que abordem temas em defesa da cidadania e dignidade humanas, organização social, solidariedade, esperança, democracia, resistência e outros temas ligados ao combate à intolerância e ao fascismo. Enfim, em defesa de um Brasil melhor, mais humano e mais justo.

Presente na reunião virtual, a ex-deputada federal Jô Moraes, presidente do PCdoB em Belo Horizonte, aproveitou para fazer uma breve apresentação da Resolução Política do 15º Congresso Nacional do PCdoB, convidando os presentes a lerem e contribuírem com o debate.