Governo investiga ataque hacker à rede do Tesouro Nacional

Ataque visou sequestro de dados sigilosos de companhias e organizações públicas. O Ministério da Economia ainda não informou se houve roubo de dados.

Ataque cracker invadiu sistema do Tesouro da União Foto Marcello Casal Jr Agência Brasil

O Ministério da Economia identificou um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na noite da última sexta-feira (13). Em nota, a pasta informou que “medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”. 

ransomware é um tipo de software malicioso (malaware) utilizado por cibercriminosos para infectar um computar ou uma rede, bloqueando o acesso ao sistema e criptografando os dados. 

O sequestro de informações sigilosas de companhias e organizações públicas elevaram o ransomware ao posto de ataque mais lucrativo do cibercrime. Esse tipo de ação, que consiste em invadir redes corporativas, copiar ou criptografar dados pessoais de funcionários e clientes e pedir um pagamento milionário em bitcoin para não vazá-los na internet.

Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados pelos especialistas em segurança da STN e da Secretaria de Governo Digital. O ministério não informou se nesse caso específico houve captura de dados ou pedido de pagamentos.

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, diz a nota.

Com informações da Agência Brasil

Autor