Jandira Feghali afirma que Lei Maria da Penha pode garantir uma cultura de paz

A deputada federal, relatora da lei na Câmara dos Deputados, defende maior prioridade para medidas de prevenção que impeçam a violência contra as mulheres.

Jandira Feghali e Maria da Penha juntas em defesa das mulheres

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), relatora da Lei Maria da Penha na Câmara dos Deputados, divulgou um vídeo onde e destaca a importância da legislação de combate à violência e de proteção à mulher, que completa 15 ano de vigência neste dia 7 de agosto. A deputada considera que a lei é uma conquista das mulheres que que marcou o sistema de justiça brasileiro. Ela registra que mais de um milhão e 500 mil processos foram abertos contra agressores e 300 mil vidas salvas. Apesar de registrar os avanços, a parlamentar enfatiza que as estatísticas de violência de violência contra as mulheres e feminicídios ainda são muito elevadas. “A cultura de agressão ainda prevalece num mundo patriarcal e machista que precisa ser superado. Toda essa violência que ainda persiste precisa de prevenção”, afirmou Jandira Feghali.

A deputada do PCdoB considera necessário que o conjunto da lei tenha maior eficácia. Ela considera muito importante punir os agressores, aumentar as penas, superar a impunidade, mas defende que os dispositivos preventivos tenham maior relevo. “Não queremos apenas correr atrás dos agressores depois que as mulheres morrem, depois que elas são agredidas. Nós queremos impedir que a violência aconteça”, afirma. Para tanto, Jandira que o assunto deve ganhar prioridade nos orçamentos públicos e na pauta do Poder Executivos em todos os níveis e no Judiciário.

Jandira Feghali afirma que, como relatora da lei a deputada teve muita preocupação em garantir instrumentos de prevenção da violência e de proteção de mulheres com efeito imediato. “A Lei Maria da Penha precisa ser cumprida. Precisamos garantir uma cultura de paz”, enfatizou.

Autor