Gerdau seca água de Moeda e moradores protestam

Siderúrgica extrai minério, rebaixa lençol freático e acaba com minas em município da Grande Belo Horizonte

Mais uma mineradora vira foco de protestos de moradores em Minas. Desta vez, o alvo é a Gerdau Brasil, siderúrgica que extrai minério de ferro para consumo próprio. Hoje, dezenas de moradores e vizinhos do pequeno município de Moeda, na Grande Belo Horizonte, participaram de uma manifestação de protesto contra a expansão e mineração predatória promovida pela siderúrgica em sua mina na Serra da Moeda. A extração de minério está rebaixando o lençol freático, eliminando e ameaçando várias minas d’água na região.

Uma das pessoas prejudicadas é produtor rural Geder Roberto do Carmo, morador na região do Capoeirão, em Moeda: “Sou da terceira geração dos moinhos de pedras construídos por minha família, há mais de 100 anos. Trabalho com a produção de fubá de canjica, fubá torrado, farinha de arroz; alimentos saudáveis, que fornecemos para o Mercado Central em Belo Horizonte, Moeda e Belo Vale. Os moinhos estão sendo desativados devido à falta d’água que está acabando pelo o uso das mineradoras. Eu perdi quatro deles que funcionavam com bastante água, desde 1972. Cada família que mora aqui tinha um moinho. Não vamos permitir que as mineradoras entrem aqui e nos enganem. Respeitem nossas famílias, ou iremos lutar a qualquer custo. Essas águas que correm limpinhas, futuramente, não serão vistas por nossas crianças. Elas vão correr como as águas de barro do Rio Paraopeba”, afirmou.

A Gerdau Brasil é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos em Ouro Branco, MG, onde absorveu a Açominas.

Autor