Ibiapaba ganhará unidade descentralizada da UVA

Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, assina ofício autorizando a implantação da unidade descentralizada da Universidade Vale do Acaraú (UVA), na Ibiapaba.

O Secretário da Secitece, Inácio Arruda, assinou na tarde desta terça feira (27/07) ofício autorizando a instalação da Unidade descentralizada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na Ibiapaba.

A medida atende uma reivindicação da população e vai beneficiar toda a região serrana e os jovens não vão mais precisar se deslocar da região para cursarem o Ensino Superior em cidades mais distantes.A estrutura está localizada na cidade de São Benedito, em um edifício já existente, cedido pela prefeitura local.

Ainda em julho, o secretário Inácio Arruda realizou uma vistoria no prédio onde irá funcionar o novo Campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na Ibiapaba.

Participaram da vistoria o reitor da UVA, Fabianno de Carvalho; a deputada estadual Augusta Brito; o prefeito e o vice de São Benedito, Saul Maciel e Chiquinho da Rodoviária; o ex-prefeito Benedito Gadyel Gonçalves; e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo.i

Inicialmente, a unidade ofertará os cursos de Pedagogia e Administração, atendendo, diretamente, uma população de nove municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Serão dez salas de aula, 01 sala de informática, 01 biblioteca com duas salas de estudo, 01 auditório, setor administrativo e salas de professores.

O campus está sendo implantado por meio de recursos para custeio oriundos do Tesouro do Estado e de emendas parlamentares destinadas pelos deputados Augusta Brito e Idilvan Alencar. No último dia 15 de junho, o secretário Inácio Arruda esteve na Assembleia Legislativa para tratar dos detalhes da implantação e sobre a expectativa de realização do primeiro vestibular.

De Fortaleza, Andrea Oliveira

Com informações do site e mídias da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior.