Castillo toma posse prometendo nova Constituição

O professor rural e sindicalista Pedro Castillo foi empossado nesta quarta-feira (28) como novo presidente para o período 2021-2026, “pelos povos do Peru, por um país sem corrupção e por uma nova constituição”.

O primeiro governante de esquerda eleito nos 200 anos de vida independente do Peru ouviu a fórmula do juramento oficial, proferido pela presidente do Congresso da República, María del Carmen Alva.

Imediatamente, ele acrescentou um juramento “Por Deus, por minha família, por minhas irmãs e irmãos peruanos, camponeses, povos indígenas, policiais, pescadores, professores, profissionais, crianças, jovens e mulheres”.

Ele também jurou ‘”pelos povos do Peru, por um país sem corrupção e por uma nova constituição”, uma síntese das propostas de sua campanha eleitoral que culminou em sua vitória, contra todas as probabilidades, no primeiro turno de 11 de abril, e seu suado triunfo, apesar de uma forte campanha contrária, na votação de 6 de junho.

Castillo chegou a pé da vizinha sede do Ministério das Relações Exteriores, acompanhado pelos presidentes que chegaram para sua posse e outras personalidades convidadas, sendo aclamado pelo público no caminho.

Quando ele entrou no hemiciclo, a deputada Isabel Cortez, vestida com uniforme de varredora de rua, categoria da qual é representante sindical, deixou sua cadeira e o abraçou, quebrando o protocolo, e o presidente continuou sob aplausos.

Instalação do novo gabinete ministerial do Peru será na sexta-feira

A posse do gabinete ministerial do novo presidente do Peru, Pedro Castillo, prevista para o mesmo dia da posse presidencial, foi surpreendentemente adiada para a próxima sexta-feira (30/7), segundo anúncio oficial.

O adiamento gerou diversos comentários e especulações sobre suas causas, que não foram especificadas no texto.

O comunicado informa que Castillo fará o juramento de posse como novo presidente do Conselho de Ministros nesta quinta-feira (29) e os demais titulares no dia seguinte, na Pampa de Quinua, na região andina central de Ayacucho.

O professor rural eleito presidente decidiu, além de ter jurado oficialmente o cargo perante o Congresso da República, fazê-lo simbolicamente naquele local histórico.

Lá o Exército do Libertador Simón Bolívar, comandado pelo Marechal Antonio José de Sucre, travou a batalha de Ayacucho, que pôs fim ao poder colonial no Peru e em toda a América do Sul de colonização espanhola.

Leia a íntegra do discurso de Pedro Castillo.

Fonte: Prensa Latina