Brexit: prejuízos de Londres para rivais da UE e oportunidade asiática

Especialistas do Reino Unido já começam a calcular danos à economia com saída do bloco coordenado. Europa também paga o preço, mas investidores começam olhar com simpatia para facilidades asiáticas.

Sete meses após a saída da Grã-Bretanha da UE, os efeitos frios no comércio do Reino Unido estão sendo sentidos. As exportações totais de bens e serviços do Reino Unido caíram 13% (£ 36 bilhões) e as importações caíram 22% (£ 66 bilhões) de janeiro a maio de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Office for National Statistics (ONS) .

Em um novo relatório separado do ONS sobre serviços do Reino Unido, as exportações e importações caíram 12% e 24% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019. Em certa medida, isso se deve à pandemia, mas o declínio com os países da UE mais grave (exportações caíram 15% e importações 39%), o que sugere que o Brexit também foi relevante. A diferença entre as exportações de serviços para países da UE e de fora da UE foi particularmente marcada em setores como construção (-43% vs + 24%), manutenção e reparação (-62% vs + 11%) e serviços de manufatura (-40% vs -12%).

Parece confirmar que a oferta de serviços do Reino Unido se tornou menos competitiva devido ao Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido, que dificilmente cobre esse tipo de negócio. Isso deixou os membros da UE livres para decidir se permitem que diferentes provedores do Reino Unido entrem em seus mercados. Mas, como veremos, outros países exportadores de serviços fora da UE também podem se beneficiar com isso.

Em nosso artigo recente , a Irlanda parecia a grande vencedora. Provavelmente, ela se beneficiou com a relocação de empresas e o redirecionamento de negócios do Reino Unido, para não mencionar o baixo imposto sobre as sociedades e uma força de trabalho jovem e bem-educada. Entre 2016 e 2019, as exportações de serviços da Irlanda aumentaram 24% (isso é € 144 bilhões ou £ 123 bilhões), impulsionadas por serviços financeiros, TI e transporte.

Ainda há muita especulação sobre quais outras cidades da UE irão se beneficiar a médio prazo. Amsterdã ultrapassou Londres como o maior centro de negociação de ações da Europa em janeiro, absorvendo muito comércio em ativos denominados em euros, embora Londres tenha voltado ao topo recentemente. Outros potenciais vencedores incluem Frankfurt (bancos), Luxemburgo (bancos e gestão de ativos) e Paris (serviços financeiros, profissionais e empresariais). Mesmo um competidor menos sério como Berlim pode atrair talentos em tecnologia graças aos seus clusters de cultura e acessibilidade.

Por outro lado , a maioria dos operadores financeiros até agora permaneceu em Londres. A cidade ainda é forte em sediar flutuações no mercado de ações e outras formas de levantamento de capital. E o fluxo de empregos financeiros para fora de Londres foi uma fração do que os restantes previram. Um período de transição regulatória de quatro anos para áreas como proteção de dados e comércio eletrônico sem dúvida ajudará.



Horizonte do centro de Cingapura
Cingapura parece uma das grandes beneficiadas pelo Brexit.

No entanto, tudo isso perde um quadro mais amplo, ou seja, que a capacidade da Europa de fornecer serviços pode ter sido enfraquecida em geral. Imagine um grupo de investidores americanos que queira investir £ 1 bilhão em ações europeias e outros ativos financeiros. No passado, poderia ter criado um fundo em Londres, fazendo uso da rede de advogados, contadores, banqueiros e outros profissionais de finanças da cidade, enquanto filtrava parte do trabalho para especialistas em, digamos, Paris e Frankfurt para questões relacionadas à França e Alemanha.

Mas agora o Brexit significa que o fundo não pode investir em certos títulos da UE de Londres. Os investidores teriam que criar um segundo fundo em, digamos, Dublin para obter exposição a todos os ativos da UE que desejam. A despesa e o tempo adicionais envolvidos fazem com que eles decidam que será mais lucrativo abrir um fundo com foco na Ásia em Cingapura.

Quando você multiplica esse efeito em todos os setores, ele é potencialmente enorme. Certamente alguns investidores decidirão mudar a atenção do Reino Unido para os países da UE ou aceitar o custo extra de fazer negócios no Reino Unido e na UE. Mas outros estão decidindo que uma oportunidade em outro lugar do mundo agora parece mais atraente. O perigo é que isso se soma a uma mudança global no peso econômico ao longo do tempo. Na verdade, já podemos estar vendo sinais disso.

Vencedores e perdedores

Em uma pesquisa subsequente que ainda não publicamos, estivemos analisando as exportações de serviços dos principais prestadores de serviços na Europa e no mundo, usando dados comerciais coletados em conjunto pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os dados mostram que o Reino Unido foi e é o maior exportador de serviços da Europa, perdendo apenas para os EUA em todo o mundo, mas parece ter perdido terreno desde o Brexit. Irlanda e Holanda são as principais histórias de crescimento na Europa, enquanto China, Índia e Cingapura estão liderando em outros lugares.

Exportações de serviços por país, 2019 vs 2015

Gráfico que mostra as exportações de serviços por país, 2019 vs 2015, descrito acima e abaixo.
Tendências nas exportações de serviços. Esquerda: dados de 2015 em barras coloridas sólidas; Alteração de 2019 nos marcadores amarelos. À direita: as barras verdes representam o crescimento acelerado do serviço; as barras vermelhas representam a desaceleração do crescimento. BaTIS

A tendência de crescimento dos serviços do Reino Unido caiu 11% no período 2016-2019 em comparação com 2010-15. Isso confirma nossa recente pesquisa publicada, descobrindo que a participação global do Reino Unido nos serviços exportados caiu de 8,9% em 2005 para 7% em 2019.

Enquanto isso, o crescimento da França, Espanha, Itália e Bélgica também tem diminuído, enquanto a Alemanha, Holanda, Suíça, Luxemburgo, Áustria e também os EUA permaneceram estáticos. A Irlanda foi o exportador de serviços de crescimento mais rápido entre todos, mas Cingapura e Índia também ganharam impulso.

Surpreendentemente, vemos um crescimento crescente na Ásia entre 2016 e 2019 em setores como viagens, finanças, TI e serviços criativos. Isso inclui um crescimento extraordinário em Cingapura em finanças, negócios, seguros e previdência, e também na China em vários segmentos. Parece nada menos que um boom.

Xangai tem crescido cada vez mais. Krzystsztof Kotkowicz , CC BY-SA

Isso pode refletir em parte a transformação industrial que está ocorrendo no mundo asiático em desenvolvimento, desde a manufatura até os serviços. Também pode capturar uma mudança de longo prazo dos centros de serviços do oeste para o leste – uma remodelação em uma escala verdadeiramente global.

Mas, ao mesmo tempo, é uma evidência de que o Brexit enfraqueceu o Reino Unido como o centro europeu de serviços. Sim, os negócios mudaram para a Irlanda (e Luxemburgo) até certo ponto, mas isso pode estar escondendo um revés coletivo mais amplo.

A questão para os próximos anos, para o Reino Unido e seus pares de serviços europeus, é se eles podem criar acordos que ajudem a manter suas forças coletivas – e até que ponto podem explorar oportunidades em outros lugares, especialmente em países em desenvolvimento, onde os prestadores de serviços dos EUA tradicionalmente estão muito à frente.

  1. Jun Du é professor de Economia, Diretor do Centro do Lloyds Banking Group Center for Business Prosperity (LBGCBP), Aston University
  2. Oleksandr Shepotylo é professor sênior de economia, Aston University