Obras de Tereza Costa Rêgo serão projetadas em fachadas pelo País

Ação homenageia a artista pernambucana, que faleceu há um ano, e será realizada em Olinda (PE), Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre

Imagem de Tereza Costa Rego projetada - Foto: Divulgação

A obra e a memória de Tereza Costa Rêgo, que faleceu em 26 de julho do ano passado, aos 91 anos, serão celebradas, nesta segunda-feira (26), há exatamente um ano de sua partida, com a ação Tereza Vive. Na homenagem, feita pela família da artista visual com o coletivo Projetemos, trabalhos da pernambucana vão estampar fachadas de prédios em Olinda, cidade onde viveu, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, entre outras capitais brasileiras.

Em Olinda, o Tereza Vive projetará obras, textos e fotos da artista na fachada do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, à noite. As projeções serão exibidas pelos perfis no Instagram @terezacostaregooficial,  @projetemos@mercadoeufrasiobarbosa.

As pinturas de Tereza Costa Rego, que nos deixou uma das principais produções modernistas de Pernambuco, serão vistas em escalas gigantescas, ampliando o conceito muralista de seu trabalho, os tons avermelhados, os nus e os gatos.

Entre suas obras destacam-se as séries 7 luas de sangue (1988-1989) e Bordel (1992-2009), além dos painéis A Cobra,e a Pátria núa ou Ceia Larga Brasileira, onde a artista traz uma potente crítica aos poderosos, aos políticos e militares que exploram o Brasil, representado por uma mulher nua deitada num banquete, vítima destes interesses escusos.

Projetemos é um grupo que tem a projeção de imagens como ferramenta principal para levar arte, informação política e tecnologia a milhares de pessoas em todo o País. É formado por VJs – video jockeys, profissionais que trabalham com vídeo mapping e projeções – e também por pessoas que estão projetando pela primeira vez.

Bisneta do Conde da Boa Vista e filha de uma família tradicional da aristocracia rural pernambucana, ela teve uma educação bastante rígida e repressora e foi na arte que encontrou espaço para expressar os seus sentimentos. Ao longo dos anos, Tereza se tornou um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil e uma das maiores expressões modernistas de Pernambuco.

Durante a pandemia, estava passando um tempo na casa de sua filha, Tereza Rozowykwiat, onde sofreu o AVC que ocasionou seu falecimento.