O racismo inerente aos movimentos antivacinais

Historiadora da Ciência mostra como elites sempre utilizaram o discurso antivacinal para atingir comunidades socialmente vulneráveis.

Anti-vaxxers seguram cartazes em um protesto em Washington ainda antes da pandemia, revelam que lideranças e manifestantes são predominantemente brancos de classes média e alta.

No momento, estamos experimentando um esforço mundial de vacinação que está sendo impedido por bolsões crescentes de sentimento antivacinação.

Recentemente, houve um aumento nas teorias de conspiração antivacinação , campanhas de desinformação  e protestos em vários países .

E embora muitos acusem os antivaxxers de um desdém egoísta pela saúde e segurança dos outros, há um aspecto subjacente desses movimentos que precisa ser mais amplamente reconhecido.

Os movimentos de resistência às vacinas sempre foram liderados por vozes brancas da classe média e promovidos por estruturas de desigualdade racial.

Linguagem racista para desacreditar a vacinação

O racismo intrínseco aos movimentos antivacinação começou com sua origem histórica no século XIX.

A inoculação originalmente se referia à forma mais antiga de vacinação , em que o pus era retirado da pústula de alguém com uma forma leve de varíola e propositalmente arranhado no braço de uma pessoa saudável. Idealmente, isso transmitiria uma forma branda da doença e, assim, protegeria o receptor de formas mais letais.

Esse tipo de inoculação teve sua origem em várias culturas não ocidentais antes de ser incorporado à prática médica ocidental. Na verdade, a inoculação era praticada na China por séculos antes de chegar à Europa , bem como no Oriente Médio e no Norte da África.

Seu uso na América do Norte foi iniciado pelo conhecimento de um homem escravizado, Onesimus , que ensinou o procedimento ao ministro puritano Cotton Mather durante um surto de varíola no início do século XVIII.

Essas origens não ocidentais alimentaram algumas críticas antivacinação durante o século XIX. Os oponentes da prática declararam-na um “rito imundo, inútil e perigoso”, semelhante a usar os “encantos e encantamentos de um selvagem africano”.

Na virada do século 20, a linguagem racializada começou a aparecer nos diálogos antivacinação que, na superfície, tinham pouco a ver com raça. Essas calúnias raciais serviam aos propósitos dos antivacinacionistas que buscavam desacreditar a prática.

Um dos exemplos mais poderosos disso foi em 1920, quando o escritor antivacinação Charles Higgins publicou um livro contra a vacinação. Ao longo de todo este trabalho, ele se referiu consistentemente à vacinação como um “rito selvagem” realizado pelo “Curandeiro” em crianças inocentes indefesas.

Uma ilustração que descreve uma criança recebendo uma vacina
Uma ilustração do livro de Charles Higgins ‘Horrors of Vaccination Exposed and Illustrated’ (Internet Archive)

Liberdade médica, liberdade branca

A linguagem racializada utilizada por esses primeiros antivaxxers era ainda mais potente quando usada como arma por líderes brancos de ligas (ou organizações) antivacinação .

Entre 1860 e 1920, várias ligas antivaxx foram fundadas na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e no Canadá. Um de seus principais argumentos era que a aplicação compulsória era uma “interferência tirânica nas liberdades legítimas do povo”, uma acusação muitas vezes levantada contra as autoridades de saúde que tentavam aumentar a aceitação da vacina pelo público em geral.

Essas pessoas usaram sua posição social para condenar ruidosamente as limitações percebidas de seus direitos, enquanto ignoravam cegamente a ausência sistêmica das mesmas liberdades para comunidades racializadas e de baixa renda.

Na América do Norte, a liberdade de escolha da vacinação já estava definida pela identidade racial em muitos lugares. Durante todo esse período, as crianças indígenas no Canadá foram forçadas a frequentar escolas residenciais , onde a vacinação foi implementada ou ignorada por vontade de funcionários federais ou escolares , com pouca consideração pela escolha dos pais ou individuais.

Na Costa Oeste, funcionários cívicos de saúde pública aplicaram ativamente a vacinação obrigatória nas comunidades asiáticas com base no perfil racial durante surtos de doenças. Em 1900, as autoridades de saúde da cidade de San Francisco emitiram ordens de vacinação contra a peste obrigatória para todos os chineses depois que alguns casos de peste foram encontrados na cidade.

A escritora americana Harriet A. Washington demonstrou vividamente como as comunidades negras eram frequentemente inscritas em testes de pesquisas médicas para testar novos tratamentos médicos e vacinas, muitas vezes sem seu conhecimento ou consentimento.

No entanto, a opressão médica das comunidades não brancas foi ignorada pelos líderes antivacinação, que, em vez disso, usaram suas plataformas para reter as liberdades médicas das comunidades brancas dominantes.

Uma foto de arquivo retratando dois homens lendo um aviso em Chinatown
Dois homens leem avisos colados em uma parede no centro de Chinatown, San Francisco, 1896-1906. (Biblioteca do Congresso)

Hoje: Anti-vaxx direcionado a pessoas racializadas

Nos tempos atuais, os líderes dos movimentos antivacinação ainda são predominantemente brancos , com muitos recebendo milhões em receitas de suas atividades.

Mais preocupante é que eles começaram a visar deliberadamente as comunidades racializadas com desinformação e propaganda antivacinas. Reconhecendo os fatores sociais que corroeram a confiança nas instituições médicas, os antivaxxers estão tentando direcionar essa desconfiança para o benefício de sua própria causa.

Por meio de suas ações, os antivaxxers procuram deliberadamente aumentar o risco de infecção em populações já vulneráveis. Vimos isso em 2017, após um surto de sarampo em Minnesota entre a comunidade somali-americana em Minneapolis.

Os antivaxxers realizaram duas reuniões públicas na comunidade, encorajando os pais a evitar a vacinação e empurrando a falsa alegação de que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) está ligada ao aumento das taxas de autismo. O resultado foi uma redução drástica na captação de vacinação MMR entre 2004 e 2014 – caindo de 92 por cento para 42 por cento – e um dos maiores surtos de sarampo no estado em três décadas.

O direcionamento deliberado foi ampliado ainda mais este ano na tentativa de desacreditar as vacinas covid-19. A proeminente organização antivacinas Children’s Health Defense lançou recentemente um filme com o objetivo de alimentar a desconfiança na vacinação entre os negros americanos.

Os líderes antivacinação também começaram a cooptar narrativas de perseguição e sofrimento para seus próprios fins. No mês passado, uma autoridade do estado de Washington usou uma estrela de David amarela para protestar contra os mandatos da vacina, enquanto a proeminente voz anti-vacina, Naomi Wolf, estava programada para encabeçar uma arrecadação de fundos para a “liberação” dos mandatos da vacina no dia 19 de junho.

Uma mulher está segurando uma placa que diz 'nenhuma liberdade por trás de nada forçado'
Um grande grupo de pessoas se reúne em Union Square, na cidade de Nova York, em um ‘Freedom Rally’ para protestar contra vacinas e máscaras em março de 2021. 

Não são os líderes antivacinação de classe média e alta de brancos que mais sofrem com a diminuição da imunidade do rebanho e o aumento da prevalência de doenças evitáveis ​​por vacinas. Esses indivíduos são geralmente protegidos pelos mesmos privilégios sociais e raciais que historicamente lhes permitiram ganhar continuamente um grande número de seguidores.

No final das contas, os indivíduos que carregam o peso de um aumento da carga de doenças são aqueles de comunidades historicamente vulneráveis, cujas preocupações continuam a ser cooptadas e ofuscadas por ativistas antivacinação.

Paula Larsson é doutoranda do Centro de História da Ciência, Medicina e Tecnologia na Universidade de Oxford