Milhares de brasileiros ocupam às ruas pelo Fora Bolsonaro e vacina

Pela manhã, foram realizados atos em 14 capitais e no início da tarde o número subiu para 22. Brasília e São Paulo começam suas concentrações. Além das capitais, centenas de cidades das regiões metropolitanas e do interior foram às ruas

Ato gigantesco no centro do Rio de Janeiro (Foto: Paula CS)

Milhares de pessoas estão nas ruas gritando “Fora Bolsonaro” nas cidades brasileiras e do exterior neste sábado (24). Já são mais de 500 manifestações que estão acontecendo com os cuidados do uso de máscara e álcool gel. Neste quarto ato pelo impeachment do presidente, surpreende a multidão que ocupa o centro do Rio de Janeiro.

Com cartazes, bandeiras e muita garra para lutar pela democracia, os manifestantes se reuniram por volta das 10 horas, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares. O ato gigantesco chegou na Candelária.

Pela manhã, foram realizados atos em 14 capitais e no início da tarde o número subiu para 22 capitais. Brasília e São Paulo começam suas concentrações. Além das capitais, centenas de cidades das regiões metropolitanas e do interior foram às ruas.

Em João Pessoa (PB), a população percorreu as principais ruas da capital em protesto contra as mazelas do atual governo e pedindo o impeachment do presidente. Em Salvador, Bahia , a passeata começou às 10h e tomou as ruas do caminho do bairro de Campo Grande até a Praça Castro Alves. Uma multidão se reuniu para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro.

Em Teresina, Piauí, logo às 8h da manhã a militância já estava a postos para protestar contra o governo Bolsonaro e engrossar o movimento pelo impeachmnet que toma as ruas de mais de 500 cidades neste sábado, 24 de julho. A concentração ocorreu na Praça Rio Branco. Em seguida as ruas do centro da cidade foram tomadas por estudantes, trabalhadores, representantes das centrais sindicais e por integrantes de partidos políticos e de movimentos sociais , em protesto a Bolsonaro. Além da saída do presidente, eles pediram mais vacinas e aumento no valor do auxílio emergencial.

Em Recife, Pernambuco, a concentração ocorreu na Praça do Derby, às 10h da manhã, seguida de uma caminhada pelas ruas da cidade, em direção à Avenida Guararapes. O povo pernambucano exige #ForaBolsonaro e sua política de morte, miséria e fome. No ato, os manifestantes também pediram que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dê andamento a processo de impeachment contra Bolsonaro.

Na capital do Maranhão, São Luís, a concentração começou cedo , a partir das 9 horas, na Praça Deodoro, região central. Com faixas e cartazes, os manifestantes pediam  o impeachment de Bolsonaro, a ampliação da vacinação contra a Covid-19, comida no prato e educação de qualidade. Os s manifestantes também gritaram palavras de ordem contra o fascismo, corrupção na compra de vacinas e o aumento no gás e dos alimentos.

A capital de Alagoas, Maceió, também amanheceu com as ruas tomadas pelo povo que não aguenta mais este governo genocida e negacionista. Os alagoanos só têm um grito na garganta: “Fora Bolsonaro”.

Em Belém, no Pará, também teve protesto contra Bolsonaro. Os manifestantes pediram ainda que o vice-presidente, o general Mourão também deixe o cargo.

No Centro-oeste, os brasileiros manifestaram sua insatisfação com o que vem ocorrendo no país. Em Palmas, capital do Tocantins, os manifestantes além de pedirem o impeachment do presidente, homenagearam as vítimas da pandemia pregando cruzes, às margens da avenida Tocantins, a mais movimentada da região sul da cidade.

Em Goiania (GO), os manifestantes coloriram as ruas de verde, amarelo, vermelho e lilás, em homenagem às cores da bandeira do Brasil, ao movimento sindical e de esquerda, e às Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, organizadores do ato.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os manifestantes sairam em passeata pelas ruas capital. Carregando bandeiras e com palavras de ordem, eles pedem a saída de Bolsonaro da Presidência da República. A concentração começou às 9h, na Praça do Rádio.

Atos no exterior 

Com a diferença de cinco horas no fuso horário entre Brasil e Alemanha, já era o período da tarde na Europa, quando um grupo de brasileiros foi às ruas em Freiburg im Breisgau. Organizado pelo Coletivo Brasil-Alemanha pela Democracia (núcleo Freiburg), os residentes saíram em passeata dizendo palavras de ordem contra o presidente.

Também, na Alemanha, em Berlim, o Portão de Brandenburgo foi ocupado pela militância , que com cartazes e faixas, pediram a saída deste governo genocida.

Com informações da CUT

Autor