Presidente do Senado diz que realização de eleições é inegociável

A manifestação dele nas redes sociais é uma resposta clara ao ministro da Defesa, Braga Neto, que disse ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, segundo reportagem do Estadão, que não haverá eleições no próximo ano sem a aprovação do voto impresso pelo Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) -Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), saiu em defesa da Constituição no tocante a realizações de eleições livres e periódicas no país. De acordo com ele, isso não está em discussão e sem elas não há democracia no país. A manifestação dele nas redes sociais é uma resposta clara ao ministro da Defesa, Braga Neto, que disse ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, segundo reportagem do Estadão, que não haverá eleições no próximo ano sem a aprovação do voto impresso pelo Congresso. Os dois desmentiram o conteúdo da matéria.

Em sua manifestação, o presidente do Senado ressaltou a clareza do texto constitucional. “Discussões sobre o sistema político-eleitoral, formas de financiamento de campanhas, voto eletrônico ou impresso, entre outros temas, cabem ao Congresso Nacional, a partir do debate próprio do processo legislativo e com respeito às divergências e à vontade da maioria”, ressaltou Pacheco em postagem no Twitter.

Pacheco acrescentou: “Seja qual for o modelo, a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão. Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas não há democracia e o país não admite retrocessos”.

Com informações da Agência Senado

Autor