Coletivo Camaradas realizará curta-metragem sobre comunidade do Gesso

A poesia percorre a narrativa do curta-metragem que mostra um olhar de comunidade potente.

Com o título “Sou do Gesso”, o curta-metragem, que tem a direção de Ricardo Alves e Marta Regina Amorim, visa estabelecer o diálogo entre imagens e poesias para narrar a história da comunidade do Gesso, na cidade do Crato-CE, através da ótica das intervenções do Ponto de Cultura Coletivo Camaradas.

Para o geógrafo e diretor do curta, Ricardo Alves a ideia do documentário é apresentar a comunidade através da narrativa poética. Ele destaca a participação de poetas da localidade, como é o caso de Natália Pinheiro, Kennya Rafaelle, Stphany Thayná e Suelanho Alencar.

Ricardo Alves enfatiza que a narrativa poética traz questões sobre território, gênero e raça. Ele diz que as imagens fazem conexões entre o passado e o presente da comunidade, mostrando uma paisagem social a partir da arte. 

Quem também tem participação no trabalho é o morador da comunidade e multiartista, Cristiano Ramos que desenvolve trabalhos no campo da dança, performance e artes visuais. Ramos já dançou em outros países e em circuitos de dança em vários estados brasileiros. O seu trabalho tem um forte conteúdo de engajamento político e social. 

A historiadora e diretora do curta, Marta Regina Amorim, que na sua adolescência morou na comunidade, acredita que esse trabalho mostra um olhar de afirmação, dignidade e de utopia. “É preciso acreditar no protagonismo popular e apostar na descoberta de outras histórias que elevem a autoestima dos moradores”, conclui.   

O trabalho faz parte das ações da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades, através do Ponto de Cultura Outros Olhares da Fábrica de Imagens e tem o fomento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através de edital da Lei Aldir Blanc.