Castillo pede união do povo e recebe saudações internacionais

A justiça eleitoral proclamou, nesta segunda-feira (19), Pedro Castillo como presidente eleito do Peru, que imediatamente agradeceu ao povo por seu triunfo histórico e fez um apelo à unidade para a construção de um país justo e inclusivo. O presidente eleito recebeu saudações de várias partes do mundo. A posse será no próximo dia 28 de julho.

O presidente do Júri Eleitoral Nacional (JNE), Jorge Salas, fez o anúncio poucas horas depois de descartar reivindicações da derrotada de extrema-direita, Keiko Fujimori, contra o resultado da votação de 6 de junho, por não ser juridicamente relevante e ter fins retardatários.

Foi uma breve cerimônia por teleconferência da qual participaram Castillo, as autoridades eleitorais, a vice-presidente eleita Eda Boluarte e representantes das comissões de votação.

Obrigado povo peruano por este triunfo histórico! É chegado o momento de apelar a todos os setores da sociedade para que construam juntos, neste Bicentenário, um Peru inclusivo, um Peru justo, um Peru Livre. Sem discriminação e pelos direitos de todos”, disse Castillo em breve mensagem.

A proclamação foi transmitida pela televisão, vista em uma tela gigante e comemorada com júbilo por uma multidão reunida em frente às instalações do Peru Libre, partido pelo qual Castillo era candidato.

Também compareceram milhares de seguidores do professor rural vindos de todo o país, e que fizeram vigília exigindo a proclamação durante as longas semanas de espera, prolongadas pelas manobras legais de Fujimori e suas falsas denúncias de fraude.

Da sacada da antiga casa convertida em sede do partido, Castillo voltou a agradecer a seus seguidores o apoio e apelou à unidade nacional sem diferenças, “porque o Peru e seu povo estão em primeiro lugar”.

Acrescentou que a vitória não resulta da sua campanha eleitoral, mas sim de “uma luta de muitos anos travada por compatriotas que hoje não estão conosco e cujas vozes nos acompanharão sempre”.

O presidente insistiu em seu pedido de unidade, pediu para que se abandonem rancores e exortou Keiko Fujimori a “não colocar mais obstáculos ao país” e a trabalhar por um Peru mais justo e humano.

Ao tomar conhecimento da proclamação, Fujimori, em mensagem, disse à imprensa que acatará a decisão do JNE, por ser legal, mas insistiu que o novo governo carece de legitimidade.

Ela argumentou que o tribunal validou “um processo cheio de irregularidades que infelizmente vai gerar graves consequências em nosso país“, e acrescentou que as supostas provas de fraude “têm aparecido”, embora os 60 tribunais eleitorais provinciais e o JNE tenham rejeitado suas reivindicações.

Após sua terceira derrota consecutiva nas urnas, Fujimori parecia ameaçadora ao afirmar que “nossa defesa da democracia não termina com a proclamação ilegítima de Pedro Castillo; está só começando”, embora tenha garantido que não vai gerar violência.

Presidente eleito do Peru recebe saudações internacionais

Não obstante os protestos da candidata derrotada, governantes e dirigentes de Cuba, Bolívia, Argentina e outros países se destacam nas muitas saudações que o presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, continua recebendo de todo o mundo.

Muitos parabéns ao presidente Pedro Castillo Terrones! De Cuba, o saudamos e lhe desejamos sucesso em sua gestão”, disse o presidente da nação caribenha, Miguel Díaz Canel, em mensagem no Twitter.

Da Bolívia, o presidente Luis Arce lançou uma mensagem pela mesma rede na qual comemorou que “dias depois de comemorar seu bicentenário, o Peru proclamou o professor como seu novo presidente”.

Em boa hora para o povo peruano, que esperançosamente seguirá em frente. ¡Jallalla (viva) o Peru!”, acrescentou.

O ex-presidente Evo Morales, líder do Movimento pelo Socialismo (MAS), destacou que a proclamação de Castillo representa “o triunfo da dignidade e da unidade do povo humilde sobre o neoliberalismo“.

Ele expressou a convicção de que o novo chefe de Estado “ensinará como governar pelas pessoas mais marginalizadas e sacrificadas“.

O presidente argentino, Alberto Fernández, assim como o boliviano Arce, parabenizou a vitória após o resultado da votação do dia 6 de junho e desta vez parabenizou o eleito por telefone.

“Expressei meu desejo de unir forças em favor da América Latina. Somos nações profundamente gêmeas. Celebro que o querido povo peruano enfrente o futuro em democracia e com solidez institucional”, acrescentou.

A vice-presidente Cristina Fernandez também saudou a proclamação de Castillo: “Desejamos a ele muito sucesso em sua gestão e enviamos um grande abraço ao querido povo peruano”, acrescentou a ex-presidenta argentino.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou o povo peruano e o professor rural, apesar de as relações diplomáticas bilaterais terem sido rompidas pelo governo neoliberal de Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018).

Um novo ciclo político está se abrindo e esperamos que seja bem-sucedido para esta nação sul-americana. O povo da Venezuela abraça vocês irmãos e irmãs”.

Desejamos-lhe felicidades, o seu povo o merece”, disse o presidente mexicano, Andrés López Obrador, em declarações públicas, e destacou as ancestrais afinidades culturais entre os dois povos.

“As mais calorosas felicitações a Pedro Castillo Terrones, Presidente Eleito da República do Peru, a quem desejamos o melhor sucesso. O México os saúda com todo o apreço e fraternidade !!!’, escreveu por sua vez o chanceler Marcelo Ebrard, que representará López Obrador na posse de Pedro Castillo.

Até mesmo o presidente de extrema-direita brasileiro, Jair Bolsonaro, divulgou um comunicado parabenizando Pedro Castillo:

Cumprimento o senhor Pedro Castillo Terrones por sua eleição à Presidência do Peru. Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano!

Fonte: Prensa Latina