Livro resgata história teatral do Crato

Para Nilson o livro pretende se formatar em um material de apoio para futuros pesquisadores sobre a história teatral da região do Cariri cearense. Dessa forma realizou além da pesquisa sobre os ditos fatos históricos. Ele ressalta que a obra reflete sobre a construção ideológica e cultural da cidade e como o teatro citadino agiu dentro dos paradigmas impostos pela elite de Crato-CE.

O livro “A História do Teatro Cratense (Do Séc. XIX à 1950) : Grêmios, Brincantes e Edifícios Teatrais”, de Nilson de Oliveira Matos  faz um importante resgate histórico da cena teatral no Cariri cearense.  

O escritor, ator e professor Nilson Oliveira diz que livro aborda os aspectos históricos do teatro do Crato-CE, ocorridos entre o início do século XIX e a década de 1950. Sendo uma das primeiras pesquisas efetuadas sobre o assunto e dessa forma, o autor se debruçou em uma busca imensa, durante aproximadamente três anos, por material bibliográfico sobre o assunto, encontrando nas mais diversas publicações de autores locais: livros, jornais, revistas, entre outros.

Nilson relata que a construção do livro teve início ainda na sua graduação, quando era bolsista PIBIC/URCA – A História do Teatro de Crato: Do Século XIX até a Primeira Metade do Século XX do curso de licenciatura em teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA, com a orientação do Prof. Dr. João Dantas Filho. Ele lembra que os primeiros passos da pesquisa se configuravam em um verdadeiro quebra-cabeças de recortes que iam aos poucos se encaixando e montando o resultado apresentado no livro. O incipiente material sobre o teatro cratense não possibilitava a análise aprofundada sobre o material de estudo em nossos primeiros passos, mesmo com a contribuição para o tema de artigos de autores, como J. Flávio Vieira, J. Lindembergue de Aquino, entre outros.

Para Nilson o livro pretende se formatar em um material de apoio para futuros pesquisadores sobre a história teatral da região do Cariri cearense. Dessa forma realizou além da pesquisa sobre os ditos fatos históricos. Ele ressalta que a obra reflete sobre a construção ideológica e cultural da cidade e como o teatro citadino agiu dentro dos paradigmas impostos pela elite de Crato-CE.