“Mario Frias precisa de um banho de cultura”

Veja reações contundentes em repúdio à fala racista do secretário de Cultura, Mário Frias, contra o historiador Jones Manoel.

O secretário de Cultura, Mario Frias, e o historiador Jones Manoel

O secretário especial de Cultura, Mario Frias, fez uma comparação racista ao dizer que o historiador negro Jones Manoel “precisa de um bom banho”. A fala foi feita via Twitter após o militante e historiador do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e youtuber, usar as redes sociais para dizer que “já tinha comprado fogos” com a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (sex-PSL), seria transferido do Distrito Federal a São Paulo.

Frias disse que não conhecia quem era Jones Manoel — que tem mais de 130 mil seguidores no Twitter e no Instagram, e um perfil no YouTube, no qual discute história com 165 mil inscritos — e atribuiu a cor do youtuber com a falta de limpeza.

Jones afirmou que dará seguimento ao caso, acionando o secretário judicialmente. “Tenho uma reunião ainda hoje com advogados do partido que integro, o PCB [Partido Comunista Brasileiro] para traçar uma estratégia judicial. Prestaremos queixa e entraremos com um processo contra o secretário”, disse à imprensa.

Com a repercussão, lideranças políticas, influencers e ativistas criticaram a fala racista de Mario Frias. As reações são contundentes e se acumulam. Veja algumas:

É um absurdo! O @mfriasoficial fez ofensas racistas ao historiador Jones Manoel, seguindo o pensamento do desgoverno que faz parte. Não podemos mais admitir esse tipo de tratamento. https://t.co/ybtg3vjU71

— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) July 15, 2021

Um dos ativistas que se manifestou em repúdio foi Bruno Kanela, liderança indígena do Distrito Federal do povo Kanela do Araguaia.

Jones agradeceu as manifestações de solidariedade. “É importante mostrar que o racismo não pode ser aceito. E isso não só por mim, mas toda e qualquer expressão de racismo, misoginia e qualquer tipo de repressão de minorias devem ser rechaçadas”.

Autor