Investigação confirma autoria de operação de mídia social contra Cuba

Especialista espanhol revela origens e dinâmica da campanha em redes sociais para desestabilizar o governo cubano.

O renomado analista espanhol Julián Macías Tovar desmontou a intensa campanha articulada nas redes sociais digitais contra a Revolução Cubana nos últimos dias. Foi lançado do exterior e teve como referência o argentino Agustín Antonneti, um operador político de direita que participou de várias operações contra os processos de esquerda na América Latina.

A operação fez uso intensivo de robôs, algoritmos e contas recentemente criados para a ocasião, com o objetivo de compatibilizar as mensagens emitidas pelos referentes da campanha manipulativa .

O primeiro relato que utilizou o HT #SOSCuba relacionado à situação da covid no país foi aquele localizado na Espanha. Postou mais de mil tweets nos dias 10 e 11 de julho, com uma automação de 5 retuítes por segundo.

O pesquisador aponta como um dos referentes da operação o argentino Agustín Antonetti, que integra a direita Fundación Libertad. Antonetti tem participado ativamente das campanhas de boatos e bots nas redes sociais contra os processos de esquerda na América Latina, entre eles o boliviano Evo Morales e o mexicano Andrés Manuel López Obrador, como revelaram investigações anteriores, baseadas no sanção que o Facebook se aplicou a várias contas para operações políticas nas redes.

Tovar aponta em sua investigação cuidadosa que foram feitas campanhas para os artistas participarem com um tweet com HT #SOSCuba, devido a mortes do covid e falta de recursos médicos. Para isso, foi lançado um tweet que recebeu mais de 1.100 respostas. Uma coisa surpreendente é que, se você analisar essas respostas, quase todas vêm de contas recém-criadas ou não têm mais de um ano. Mais de 1.500 contas das quais participaram da operação com a hashtag #SOSCuba foram criadas entre os dias 10 e 11 de julho.

A mídia internacional assumiu o comando após tornar visível a campanha articulada com os artistas.

No domingo, 11 de julho, com centenas de milhares de tweets e a participação de muitos relatos de artistas, a etiqueta tornou-se tendência mundial e em vários países, altura em que aconteceu a primeira manifestação em San Antonio de los Baños publicada nos Estados Unidos Unidos pelo relato da nomeada Yusnaby Pérez (pseudônimo de repórter de televisão) com milhares de RTs.

O analista de rede revela que ao analisar o rótulo da campanha, o mais perceptível é a repetição de tweets exatos, o que denota a existência de padrões automatizados com centenas de milhares de tweets e número semelhante de seguidos e seguidores, pelo sistema automatizado ganho de seguidores.

Outro dos elementos de grande visibilidade da operação é o uso massivo de contas cadastrais, com matrizes muito comuns em outras campanhas internacionais como o golpe boliviano, ou a presença ativa de vocalistas da direita latino-americana como Tertsch, Cabal e Tuto Quiroga .

Tovar também denuncia o uso de imagens ou eventos manipulados em outros países e a articulação do funcionamento de redes com diversos meios de comunicação de direita no continente .

As três fases da operação contra Cuba

A primeira fase foi o lançamento da campanha com o HT denunciando o colapso do sistema de saúde devido a casos de covid e óbitos solicitando socorro por meio de relatos falsos e automatizados que falavam massivamente de artistas de todo o mundo, muitos deles participaram pelo HT, levando o HT para ser um TT mundial.

A segunda fase foi divulgar na mídia que dezenas de artistas aderiram a uma campanha para pedir um corredor humanitário para salvar a situação em Cuba, assim como tentaram fazer na Venezuela, situação que normalmente só ocorre em conflitos militares, especialmente quando Cuba tem números 15 vezes melhores do que países como Espanha, Equador ou Estados Unidos, ou 40 vezes melhores que o Peru, onde este tipo de campanha não foi realizado.

A terceira fase são manifestações a princípio com poucas pessoas, mas com um HT sendo um TT mundial com máxima repercussão que os ajudou a crescer e com uma campanha final de uma parte dos coordenadores da campanha para solicitar uma invasão militar aos Estados Unidos. .

A investigação confirma a denúncia das autoridades cubanas de que se trata de uma operação concertada no espaço público digital, à qual se destinam “recursos consideráveis, não é algo improvisado. É algo muito bem desenhado, estruturas e organismos dos Estados Unidos. Com laboratórios dedicados a criar essas condições e atingir seus objetivos ”.

Em vídeo, outro dos operadores da conspiração contra Cuba

Rosa María Payá, proprietária da Fundação para a Democracia Pan-Americana, desempenhou um papel de destaque na organização dos eventos no domingo passado em Cuba. Que interesses promove e quem defende? O jornalista Juan José del Castillo responde a essas perguntas em seu canal Alternative Press no YouTube.

De Cuba Debate