Bruna Brelaz é a candidata da UJS para presidência da UNE

A União da Juventude Socialista lançou no último domingo (11) Bruna Brelaz como candidata à presidência da União Nacional dos Estudantes, representando o movimento “Contra-Atacar – É tudo pra ontem! “

A União da Juventude Socialista (UJS) confirmou neste domingo (11) a estudante Bruna Brelaz como candidata para a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) .

Bruna é estudante de direito e participou da direção nacional da UNE como Diretora de Relações Institucionais na gestão de 2017 a 2019 e Tesoureira na última gestão, que teve início em 2019 e se finda no 58° Congresso da entidade, que acontecerá nos dias 14 a 18 de Julho remotamente e em caráter extraordinário, devido à pandemia da covid 19.

A candidatura de Bruna faz parte do movimento “Contra Atacar- É tudo pra ontem” lançado pela UJS rumo ao Congresso da UNE. O movimento pauta a centralidade do financiamento público da educação, a defesa das universidades públicas, a ampliação do acesso e permanência nas universidades, bem como pautas nacionais como a defesa da vacinação em massa e da democracia.

Confira o site do movimento em: https://m.ujs.org.br/contraatacar

Leia na íntegra a nota da UJS, de lançamento da candidatura de Bruna Brelaz:

Bruna Brelaz é a candidata do movimento “Contra-Atacar – É Tudo Para Ontem” à presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Manauara, filha de trabalhadores autônomos, negra e fruto da escola pública, Bruna cresceu em uma região do Brasil onde muitas vezes não se pode errar, ela sabia disso e agarrou todas as oportunidades que apareceram em sua vida: foi a primeira de sua família a entrar na universidade. A educação mudou sua vida e é isso que a move na luta, garantir que todos os brasileiros tenham esta oportunidade.

Iniciou sua trajetória no movimento estudantil secundarista em 2011, quando indignada com o aumento da passagem se juntou às grandes manifestações pela redução da tarifa. Sua participação nestas mobilizações fez com que ela entrasse para o grêmio do Instituto de Educação do Amazonas. Em 2013 ingressou na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), no curso de pedagogia através das cotas, onde continuou ativa no movimento estudantil. Foi eleita diretora do DCE e logo depois presidenta da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM).

Em 2017 passou a integrar a executiva da UNE, na diretoria de Relações Institucionais e representou os interesses dos estudantes em Brasília. Foi também Conselheira Nacional do Conjuve e em 2019 foi conduzida para tesouraria. Nesse tempo, ela nunca baixou a cabeça para o machismo e o racismo, enfrentando tudo com a garra e a força características das mulheres do Brasil.

A menina que sonhava em ser cunhãporanga do boi bumbá caprichoso, saiu do Amazonas para lutar pelo seu país e hoje é estudante de Direito da Fadisp. Se eleita para presidência da União Nacional dos Estudantes será a primeira presidenta nortista dessa entidade, além de ser a primeira mulher negra eleita para a posição. Bruna vai contar com a força dos estudantes para derrotar Bolsonaro e todos os inimigos da educação, do Brasil e da democracia.

Fonte: União da Juventude Socialista