Quando a França extorquiu o Haiti – o maior assalto da história

Nunca houve um caso mais claro para reparações do que o do Haiti.

O presidente haitiano, Jean-Pierre Boyer, recebendo o decreto de Carlos X reconhecendo a independência do Haiti em 11 de julho de 1825. Bibliotheque Nationale de France

Grande parte do debate sobre reparações girou em torno de se os Estados Unidos e o Reino Unido deveriam finalmente compensar alguns de seus cidadãos pelos custos econômicos e sociais da escravidão que ainda perduram hoje.

Mas, para mim, nunca houve um caso mais claro para reparações do que o do Haiti.

Sou uma especialista em colonialismo e escravidão, e o que a França fez ao povo haitiano após a Revolução Haitiana é um exemplo particularmente notório de roubo colonial. A França instituiu a escravidão na ilha no século 17, mas, no final do século 18, a população escravizada se rebelou e acabou declarando a independência. Ainda assim, de alguma forma, no século 19, o pensamento foi que os escravizadores do povo haitiano precisavam ser compensados, e não o contrário.

Assim como o legado da escravidão nos Estados Unidos criou uma grande disparidade econômica entre americanos negros e brancos , o imposto sobre sua liberdade que a França forçou o Haiti a pagar – conhecido como uma “indenização” na época – prejudicou gravemente a capacidade dos recém-independentes do país de prosperar.

O custo da independência

O Haiti declarou oficialmente sua independência da França em 1804. Em outubro de 1806, o país foi dividido em dois, com Alexandre Pétion governando no sul e Henry Christophe governando no norte.

Apesar de ambos os governantes do Haiti serem veteranos da Revolução Haitiana, os franceses nunca desistiram de reconquistar sua ex-colônia.

Em 1814, o rei Luís XVIII, que ajudou a derrubar Napoleão no início daquele ano, enviou três comissários ao Haiti para avaliar a disposição dos governantes do país em se render. Christophe, tendo se tornado rei em 1811 , permaneceu obstinado em face do plano exposto da França de trazer de volta a escravidão . Ameaçando uma guerra, o membro mais proeminente do gabinete de Christophe, o Barão de Vastey , insistiu: “Nossa independência será garantida pela ponta de nossas baionetas!”

Um retrato de Alexandre Pétion. Arquivo Alfred Nemours de História do Haiti, Universidade de Porto Rico

Em contraste, Pétion, o governante do sul, estava disposto a negociar, esperando que o país pudesse pagar à França pelo reconhecimento de sua independência.

Em 1803, Napoléon vendeu a Louisiana aos Estados Unidos por 15 milhões de francos . Usando esse número como bússola, Pétion propôs pagar a mesma quantia. Não querendo se comprometer com aqueles que considerava “ escravos fugitivos ”, Luís XVIII rejeitou a oferta.

Pétion morreu repentinamente em 1818, mas Jean-Pierre Boyer, seu sucessor, manteve as negociações. As negociações, no entanto, continuaram a travar devido à oposição teimosa de Christophe.

“Qualquer indenização dos ex-colonos”, declarou o governo de Christophe, era “ inadmissível ”.

Depois que Christophe morreu em outubro de 1820, Boyer conseguiu reunificar os dois lados do país. No entanto, mesmo sem o obstáculo de Christophe, Boyer repetidamente falhou em negociar com sucesso o reconhecimento da independência da França. Determinado a ganhar pelo menos a suserania sobre a ilha – o que tornaria o Haiti um protetorado da França – o sucessor de Luís XVIII, Carlos X, repreendeu os dois comissários que Boyer enviou a Paris em 1824 para tentar negociar uma indenização em troca de reconhecimento .

Em 17 de abril de 1825, o rei francês mudou repentinamente de ideia. Ele emitiu um decreto declarando que a França reconheceria a independência do Haiti, mas apenas ao preço de 150 milhões de francos – ou 10 vezes o valor que os EUA pagaram pelo território da Louisiana. A soma destinava-se a compensar os colonos franceses por suas receitas perdidas com a escravidão.

O Barão de Mackau, enviado por Carlos X para entregar a portaria, chegou ao Haiti em julho, acompanhado por um esquadrão de 14 brigadas de guerra carregando mais de 500 canhões.

A rejeição do decreto quase certamente significava guerra. Isso não era diplomacia. Foi extorsão.

Com a ameaça de violência iminente, em 11 de julho de 1825, Boyer assinou o documento fatal , que afirmava: “Os atuais habitantes da parte francesa de São Domingos pagarão … em cinco prestações iguais … a soma de 150 milhões de francos, destinada a indenizar os ex-colonos. ”

Prosperidade francesa baseada na pobreza haitiana

Artigos de jornais do período revelam que o rei francês sabia que o governo haitiano dificilmente seria capaz de fazer esses pagamentos, já que o total era mais de 10 vezes o orçamento anual do Haiti. O resto do mundo parecia concordar que a quantia era absurda. Um jornalista britânico observou que o “preço enorme” constituía uma “soma que poucos estados na Europa poderiam suportar para sacrificar”.

Um fac-símile da nota de banco dos 30 milhões de francos que o Haiti pediu emprestado a um banco francês. Lepelletier de Saint-Remy, ‘Étude Et Solution Nouvelle de la Question Haïtienne.’

Forçado a pedir emprestado 30 milhões de francos a bancos franceses para fazer os dois primeiros pagamentos, dificilmente foi uma surpresa para ninguém quando o Haiti ficou inadimplente logo em seguida. Ainda assim, o novo rei francês enviou outra expedição em 1838 com 12 navios de guerra para forçar a mão do presidente haitiano. A revisão de 1838, erroneamente rotulada de “Traité d’Amitié” – ou “Tratado de Amizade” – reduziu o saldo devido para 60 milhões de francos, mas o governo haitiano foi novamente condenado a tomar empréstimos exorbitantes para pagar o saldo.

Embora os colonos alegassem que a indenização cobriria apenas um duodécimo do valor de suas propriedades perdidas, incluindo as pessoas que alegavam ser seus escravos, o montante total de 90 milhões de francos era na verdade cinco vezes o orçamento anual da França .

O povo haitiano sofreu o impacto das consequências do roubo da França . Boyer cobrou impostos draconianos para pagar os empréstimos. E enquanto Christophe estivera ocupado desenvolvendo um sistema escolar nacional durante seu reinado, sob Boyer e todos os presidentes subsequentes, tais projetos tiveram que ser suspensos. Além disso, os pesquisadores descobriram que a dívida de independência e o dreno resultante no tesouro haitiano foram diretamente responsáveis ​​não só pelo subfinanciamento da educação no Haiti do século 20, mas também pela falta de saúde e pela incapacidade do país de desenvolver a infraestrutura pública.

Avaliações contemporâneas, ainda, revelam que com os juros de todos os empréstimos, que não foram totalmente quitados até 1947, os haitianos acabaram pagando mais do que o dobro do valor dos créditos dos colonos. Reconhecendo a gravidade desse escândalo, o economista francês Thomas Piketty reconheceu que a França deveria reembolsar pelo menos US $ 28 bilhões ao Haiti em restituição.

Uma dívida moral e material

Os ex-presidentes franceses, de Jacques Chirac , a Nicolas Sarkozy, a François Hollande, têm um histórico de punir , contornar ou minimizar as exigências haitianas de recompensa.

Em maio de 2015, quando o presidente francês François Hollande se tornou apenas o segundo chefe de estado da França a visitar o Haiti, ele admitiu que seu país precisava ” saldar a dívida “. Mais tarde, percebendo que involuntariamente forneceu combustível para as ações judiciais já preparadas pelo advogado Ira Kurzban em nome do povo haitiano – o ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide exigiu uma recompensa formal em 2002 – Hollande esclareceu que ele quis dizer que a dívida da França era meramente “ moral . ”

Negar que as consequências da escravidão também foram materiais é negar a própria história francesa. A França aboliu tardiamente a escravidão em 1848 em suas colônias remanescentes da Martinica, Guadalupe, Reunião e Guiana Francesa, que ainda são territórios da França hoje. Posteriormente, o governo francês demonstrou mais uma vez sua compreensão da relação da escravidão com a economia quando se encarregou de compensar financeiramente os ex-“donos” dos escravos.

diferença de riqueza racial resultante não é uma metáfora. Na França metropolitana, 14,1% da população vive abaixo da linha da pobreza. Em contraste, na Martinica e em Guadalupe, onde mais de 80% da população é afrodescendente, as taxas de pobreza são de 38% e 46% , respectivamente. A taxa de pobreza no Haiti é ainda mais terrível: 59%. E enquanto a renda média anual de uma família francesa é de $ 31.112 , é de apenas $ 450 para uma família haitiana.

Essas discrepâncias são a consequência concreta do trabalho roubado de gerações de africanos e seus descendentes. E porque a indenização que o Haiti pagou à França é a primeira e única vez que um povo ex-escravizado foi forçado a indenizar aqueles que o haviam escravizado, o Haiti deveria estar no centro do movimento global por reparações.

Marlene Daut é professora de Estudos da Diáspora Africana, University of Virginia