Sem precisar citar Bolsonaro, CNBB cobra punição a agentes corruptos e prevaricador

A entidade destaca a trágica perda de meio milhão de vidas “agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia”

Foto: Reprodução

Em tom duro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira (9) uma nota cobrando investigação e punição sobre a corrupção na compra de vacinas contra a Covid-19 e a suspeita de prevarização envolvendo Bolsonaro.  A entidade destaca a trágica perda de meio milhão de vidas “agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da Covid-19.”

No último dia 2, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu inquérito para apurar se o presidente prevaricou ao não comunicar à Polícia Federal (PF) as denúncias de corrupção envolvendo a compra da vacina Covaxin.   De acordo com o Código Penal, esse tipo de delito ocorre quando um funcionário público “retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.”

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram à CPI que informaram a Bolsonaro sobre as irregularidades. No encontro, que ocorreu no dia 20 de março no Palácio do Alvorada, o presidente se comprometeu em levar o caso para PF e citou o nome do seu líder na Câmara dos Deputados, Ricardo Barro (PP-PR), como o responsável pelas negociações. Passados 14 dias do depoimento dos irmãos Miranda na comissão, Bolsonaro mantém silêncio sobre o caso.

No documento, os bispos também dão apoio aos trabalhos da CPI da Covid que apura essas irregularidades. “Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”, diz um trecho da nota.

Confira a íntegra da nota:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos.

A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19. “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque”. 1 Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos.

Brasília, 9 de julho de 2021

D. Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG

Presidente

D. Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

D. Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

D. Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ

Autor