Omar Aziz desafia Bolsonaro: “O deputado Luis Miranda é mentiroso! Diga!”

Num encontro com apoiadores no “cercadinho”, Bolsonaro negou corrupção no Ministério da Saúde e voltou a atacar a cúpula da CPI

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

Em resposta a Bolsonaro que o acusou de desviar R$ 260 milhões da área de saúde do Amazonas, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), desafiou o presidente a desmentir o que disse à comissão o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF): “Por favor, presidente, diga para a gente que o deputado Luis Miranda é um mentiroso! Diga! Diga à Nação brasileira que o deputado está mentindo, que seu Líder na Câmara (Ricardo Barro, do PP-PR) é um homem honesto! Vossa Excelência está perdendo uma oportunidade”, desafiou durante sessão do colegiado nesta quinta-feira (8).

No depoimento à CPI, no último dia 25, o deputado federal e o seu irmão Luis Ricardo Fernandes Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram que levaram a Bolsonaro denúncias de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. No encontro, ocorrido no Palácio da Alvorada, às 16 horas, no dia 20 de março, Bolsonaro teria se comprometido a acionar o delegado-geral da Polícia Federal (PF) e, ainda, disse que o “rolo era coisa do Ricardo Barros.”

“Faz 12 dias hoje que o presidente, diariamente, no hábitat dele, no cercadinho, que é o hábitat do presidente do Brasil, fala à Nação de uma forma a assacar contra todo mundo! Presidente, não é o senhor que vai parar esta CPI. A CPI vai se aprofundar”, reagiu Omar.

O presidente da CPI disse que nunca acusou o presidente de “genocida e ladão”. “Eu o acuso de ser contra a ciência, isso aí está claro. Eu o acuso de não querer fazer propaganda para a vacinação do povo brasileiro. Eu o acuso de tentar desqualificar as vacinas que estão salvando vidas. Disso eu o acuso, porque isso é verdade, isso é científico. Não o acuso de ser ladrão, não o acuso de fazer parte de rachadinha. Não o acuso de outras acusações, como as de genocida,  nunca falei isso”, advertiu.

Por outro lado, Aziz diz que Bolsonaro lhe acusa de um crime que não cometeu. “Por isso eu lhe faço um desafio: Vossa Excelência procure uma denúncia contra mim ou procure para ver se eu sou réu em alguma acusação. Não há, presidente! Sabe por que não há? Porque não tem fatos que comprovem absolutamente nada contra a minha pessoa. Por isso é que eu tenho a altivez de estar aqui.”

Num encontro com apoiadores no “cercadinho”, Bolsonaro negou corrupção no Ministério da Saúde e voltou a atacar a cúpula da CPI. “Só na cabeça de um cara que desvia do seu estado 260 milhões, como o Omar Aziz desviou, é que pode falar isso aí. Só um cara que tem 17 inquéritos por corrupção e lavagem de dinheiro no Supremo, como o Renan Calheiros, faz”, afirmou o presidente.

Autor