Protestos no país pelo “Fora Bolsonaro” repercutem no mundo

“Os brasileiros estão irritados com a lentidão com que seu governo se moveu para adquirir vacinas contra o coronavírus. Agora eles estão furiosos com um escândalo de corrupção envolvendo acordos de vacinas”, diz o New York Times

3JforaBolsonaro Manifestação na Avenida Paulista, São Paulo, SP. 03 de julho de 2021. Foto: Roberto Parizotti.

O jornal New York Times destacou em sua edição dominical os protestos que tomaram o país no sábado (3). Escândalo de vacinas no Brasil ameaça Bolsonaro enquanto protestos se espalham. “Os brasileiros estão irritados com a lentidão com que seu governo se moveu para adquirir vacinas contra o coronavírus. Agora eles estão furiosos com um escândalo de corrupção envolvendo acordos de vacinas”, reportam Ernesto Londoño e Flávia Milhorance.

“As reviravoltas de um escândalo de propina de vacina contra o coronavírus que sacudiu a capital do Brasil foram dignas de um reality show. O palco principal foi uma sala de audiência do Congresso, onde dezenas de testemunhas lançaram luz sobre a resposta caótica do governo à pandemia, que matou mais de 520 mil no país”.

O americano Washington Post também reportou os protestos contra Bolsonaro que se espalharam pelo Brasil no sábado, um dia depois que um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou uma investigação criminal em resposta às acusações de corrupção envolvendo um acordo de vacina. “Manifestantes se reuniram aos milhares em mais de 40 cidades para exigir o impeachment de Bolsonaro ou maior acesso às vacinas contra Covid-19”, diz o jornal, replicando a Associated Press. O texto ganhou repercussão global e está em mais de 27 mil sites noticiosos em todo o planeta.

Outro despacho que ajudou a projetar as manifestações nas ruas brasileiro pelo mundo foi reportagem da Reuters: Brasileiros protestam contra Bolsonaro. “Os manifestantes foram às ruas no Brasil no sábado exigindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e mais vacinas para combater a pandemia do coronavírus, enquanto o país enfrenta o segundo surto mais mortal do mundo, depois dos Estados Unidos”. O material foi reproduzido em mais de 99 mil veículos de notícias ao redor do mundo.

O britânico Financial Times destaca na edição dominical: Brasil explode em protestos depois que tribunal autoriza investigação de Bolsonaro. “Presidente populista está sob investigação em conexão com um acordo de fornecimento de vacina”, resume. “Milhares de manifestantes em todo o Brasil protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro neste fim de semana, enquanto a pressão aumentava sobre o líder populista por causa de alegações de corrupção potencial na compra de vacinas Covid-19”, diz a reportagem. “As manifestações, que aconteceram em pelo menos 13 capitais, aconteceram um dia depois de o Supremo Tribunal Federal autorizar uma investigação criminal para saber se Bolsonarocometeu o crime de ‘prevaricação’, o abandono do serviço público por motivos de interesse pessoal”.

Wall Street Journal reporta a abertura de investigação criminal contra o presidente sobre acordo de vacina com a Índia. “A investigação se concentra em se o Ministério da Saúde assinou um acordo, apesar das preocupações sobre o processo de aquisição”, diz o jornal. “A investigação ocorre no momento em que o ex-capitão do Exército, que planeja se candidatar à reeleição no próximo ano, já enfrenta críticas de especialistas em saúde pública por lidar com a Covid-19, que já matou mais de meio milhão de brasileiros”. O jornal aponta que Bolsonaro ainda detém apoio suficiente no Congresso para anular qualquer processo legal. “No Brasil, as acusações criminais contra um presidente que emanariam de uma investigação só podem prosseguir com o apoio de dois terços da Câmara dos Deputados”, destaca.

Ainda no sábado, o britânico The Guardian noticiou também as manifestações: Brasileiros saem às ruas para exigir a remoção de Jair Bolsonaro. “Pedidos de impeachment do presidente crescem em meio a alegações que o governo buscou lucrar com os ataques da Covid”, sublinha o jornal.

“Enormes multidões de manifestantes voltaram às ruas das maiores cidades do Brasil para exigir a remoção de um presidente que culpam por mais de meio milhão de mortes por coronavírus” , diz a reportagem. “Dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas do Rio de Janeiro na manhã de sábado, enquanto os pedidos pelo impeachment de Jair Bolsonaro se intensificavam após alegações de que membros de seu governo haviam tentado lucrar ilegalmente com a compra das vacinas da Covid”.

O francês Le Monde também noticia as manifestações brasileiras. “Poderíamos ter evitado todas essas mortes”: no Rio, Bolsonaro conspirou para administrar a pandemia — é o título da reportagem. “Várias dezenas de milhares de pessoas marcharam no sábado pelas principais cidades do país, denunciando em particular as disfunções que dificultaram a campanha de vacinação”, informa. “Várias dezenas de milhares de manifestantes marcharam no mesmo dia pelas principais cidades do país contra o presidente Jair Bolsonaro e sua forma de lidar com a pandemia. Esta é a terceira manifestação nacional desde o final de maio, e a imagem do Chefe do Estado, que se apresentava como o campeão da luta contra a corrupção, nunca foi tão enfraquecida. Segundo pesquisa do Exame-Ideia, 59% dos compatriotas consideram seu governo ruim”, relata o jornal. O português Público também destaca: Brasileiros regressam às ruas para pressionar Bolsonaro. “Pela terceira vez em pouco mais de um mês, as cidades brasileiras vão voltar a ser palco de manifestações contra o Presidente, que atravessa o momento mais sensível do seu mandato”, informa

Lula

O argentino Página 12 publica entrevista com o ex-presidente Lula e destaca manchete da primeira página: “Não há que se render jamais”. Ele tratou de pandemia, expectativas eleitorais, América Latina e relações com os Estados Unidos. O líder do Partido dos Trabalhadores decidiu viajar este ano à Argentina. Ele agradece a visita de Alberto Fernández quando esteve detido no Brasil e o apoio de Cristina Kirchner. E defende a unidade da América Latina. Lula tem certeza de que “Bolsonaro será derrotado pelo povo”.

Diz o texto: “Ele parece confiante como sempre, acostumado a exercer o poder e disposto a continuar lutando. ‘Infelizmente aqui no Brasil a imprensa não se deu ao trabalho de relatar o que aconteceu. Ficou preocupada em mentir contra o PT e contra Lula. E conseguiram isso: um fascista na Presidência da República’, ressalta. Ele está entusiasmado com a projeção de uma ‘América Latina unida’ e comenta que ‘Joe Biden tem que entender que a América Latina tem o direito de crescer’.   Sua força afasta o ressentimento. ‘Nunca desista. É preciso lutar para dar ao povo o direito de votar com consciência’, destaca. Ele se enche de esperança porque ‘o retrocesso que vivemos na América do Sul começa a ser recuperado com a vitória de Alberto Fernández na Argentina, com o retorno de Luis Arce ao Governo da Bolívia, com a vitória de Pedro Castillo, no Peru’”.

Fonte: Análise de Mídia do PT no Senado