Dia 7, será lançado livro com programa de luta contra o bolsonarismo

No dia 7 de julho, às 19 horas, será lançado não apenas um livro, Reconstruir a Democracia, mas um plano de luta ideológica contendo diagnóstico, programa e tática para o combate ao bolsonarismo, com participação de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Nesta quarta-feira (7), às 19 horas, ocorre o lançamento do livro Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, organizado por Aldo Arantes e editado pela Anita Garibaldi e a Expressão Popular. Além de autores da coletânea, o lançamento terá a apresentação de Pablo Gentili, doutor em Educação e professor da UERJ, secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina, e será transmitido pelo Youtube da ADJC (Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania). Autores dos textos da coletânea também participam do evento.

O debate central do livro parte da conjuntura de retrocesso civilizatório atual, que está relacionado com a negação da ciência, o retorno de ideias medievais e a utilização da mentira para a conquista da hegemonia cultural e a obtenção da hegemonia política. Essa síntese está na obra organizada por iniciativa de Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, deputado na Constituinte de 1988, mestre em Ciência Política e membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB.

Entre os temas abordados estão análises sobre o golpismo da guerra híbrida, tecnologia, neurociência, redes sociais, a Operação Lava Jato, a judicialização da política, bolsonarismo, entre outros temas. A partir desse diagnóstico, a obra discute a necessidade da união de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, destacando a necessidade de combinar a luta política com a luta ideológica. Então, é discutido um programa tático, identificando questões centrais e fazendo propostas concretas. O objetivo da tática é garantir o diálogo e despertar da consciência crítica para atrair para a luta política os setores que migraram em algum momento para o bolsonarismo. Assim, a plataforma está centrada na prospota de construção de uma frente ampla de luta ideológica.

O livro surgiu da constatação, pela ADJC, de que a extrema-direita, ao assumir a Guerra Cultural, conseguiu obter importantes vitórias no terreno ideológico e político e era necessário fazer um estudo aprofundado deste fenômeno para contribuir na formulação de um programa e de uma tática de luta ideológica para os setores democráticos e progressistas. 

No prefácio, o professor João Cezar de Castro Rocha, autor do livro Guerra Cultural e Retórica do ódio: Crônicas de um Brasil Pós-político, afirma “Só se pode denunciar o que se compreende. Por isso mesmo, este livro é composto por duas partes intrinsecamente associadas: primeiro passo, o entendimento do fenômeno; em seguida, a elaboração de formas de resistência a fim de superar as contradições e os impasses do bolsonarismo”. Ele participará da abertura do evento, assim como outros autores.

A coletânea conta com especialistas em diferentes áreas relativas ao pensamento democrático e progressista, voltada para o combate ao avanço do obscurantismo que ganhou impulso com a ascensão da extrema direita. 

A obra reúne textos dos seguintes autores:

Professores João Cezar de Castro Rocha, Enoque Feitosa, Lorena Freitas e Mamede Said;

Advogados Aldo Arantes, Carol Proner, João Paulo dos Santos e Lúcio Flávio Dias;

Psicólogos sociais Paulo Maldos e Marcos Ferreira;

Especialista em redes sociais, Renata Mielli;

Jornalista e escritor Osvaldo Bertolino;

Neurocientista Sidarta Ribeiro;

Hackers Everton Rodrigues e Fabianne Balvedi.

Colaboraram na redação de textos também Antônia Mara Vieira Loguércio, Márcio Ortiz Meinberg, Rodrigo Duarte Maia, Guilherme da Hora Pereira, Ana Bock, Odair Furtado, Zeca Moura, Beá Tibiriçá, Anahuac de Paula Gil, Paulo Oliveira Kretcheu, Marcos Ferreira e Leandro L. Loguércio. 

__________

Serviço:

LançamentoReconstruir a democracia – união de amplas forças políticas e para a luta ideológica sociais 

Data: 7 de julho de 2021, às 19 horas

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=eajwJenXdPA

Convidado: Pablo Gentili, doutor em Educação e professor da UERJ, secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina

Editoras: Anita Garibaldi e Expressão Popular

Organizador: Aldo Arantes

Editor: Osvaldo Bertolino

ISBN: 978-65-89805-08-3

Edição: 1ª

Páginas: 328

Links de venda: www.livrariaanita.com.br

Autor