Bolsonaro só mantém 44% de seus eleitores de 2018; 34% se arrependeram

Um em cada quatro eleitores bolsonaristas agora afirma que “com certeza” votará em Lula. E mais 13% admitem a possibilidade de fazê-lo

Se a eleição presidencial fosse hoje, Jair Bolsonaro não teria o voto certo da metade dos eleitores que optaram por ele no segundo turno em 2018. Um terço de seus eleitores há três anos diz agora que não votará mais no presidente “de jeito nenhum”. É o que apontam dados da pesquisa Ipec divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Estadão.

Conforme a pesquisa, dos eleitores bolsonaristas em 2018, apenas 44% afirmam que “com certeza” voltarão a votar nele. Outros 18% dizem que poderão votar, mas sem certeza. Porém, para 34%, o voto em Bolsonaro está fora de cogitação.

Os arrependidos, em geral, saltaram para a outra ponta da polarizada política brasileira: nada menos que um em cada quatro (25%) dos eleitores do atual presidente agora afirma que “com certeza” votará em Lula. E mais 13% admitem a possibilidade de fazê-lo. Ou seja, 38% dos que votaram em Bolsonaro veem agora o seu principal rival com alguma simpatia.

Entre os que optaram pelo PT em 2018, o número de arrependidos dispostos a aderir ao bolsonarismo é quase insignificante. Apenas 4% dos eleitores do petista Fernando Haddad agora dizem que votariam com certeza ou poderiam votar em Bolsonaro. Para 93% deles, não há nenhuma chance de apoiar a reeleição do atual presidente.

Em resumo, os números mostram que, do lado do PT, o antibolsonarismo continua acirrado. Mas, entre os bolsonaristas de 2018, o antipetismo já não é um tema unificador.

Dos responsáveis pela eleição de Bolsonaro, 59% dizem que não votariam em Lula de jeito nenhum. Mas outros políticos têm níveis de rejeição similares. É o caso do tucano João Doria, também com 59%, e de Ciro Gomes, do PDT, com 57%.

Já no lado que optou por Haddad, a rejeição está bem mais concentrada em Bolsonaro. Apenas 41% desses eleitores afirmam que não votariam em Ciro Gomes de jeito nenhum, por exemplo. A taxa de recusa a Ciro é 52 pontos porcentuais menor que a de Bolsonaro.

Não apenas entre os eleitores de Bolsonaro há arrependidos. No contigente que votou nulo ou em branco no segundo turno de 2018, metade agora afirma que “com certeza” votará em Lula, e apenas 6% dizem que seguramente optarão por Bolsonaro.

Nos números gerais, divulgados na sexta-feira, 25, a pesquisa Ipec mostrou Lula com 49% das intenções de voto, e Bolsonaro com 23%. Ciro teve 7%, Doria, 5%, e Henrique Mandetta, do DEM, 3%.

Seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19, o Ipec ouviu, presencialmente, 2.002 eleitores, de 141 municípios brasileiros, de 17 a 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope e segue a mesma metodologia do antigo instituto.

Com informações do Estadão