Bolsonaro é denunciado no STF por colocar em risco saúde de crianças

Bancada do PSOL protocolou nesta sexta-feira (25) uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro por colocar crianças em risco ao incentivar o não-uso de máscaras

(Foto: Reprodução)

A bancada do PSOL na Câmara protocolou nesta sexta-feira (25) uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro após o presidente abaixar a máscara de uma criança de colo ao cumprimentar apoiadores e também incentivar uma menina de 10 anos a retirar a sua proteção contra a Covid-19 durante um ato oficial do governo no Rio Grande do Norte na última quinta-feira (24).

Em sua live semanal – feita logo após os dois casos –, Bolsonaro reiterou o seu posicionamento anticientífico e defendeu novamente que crianças não devem usar máscaras. “Pergunte para o seu médico se isso é saudável ou não. Procure puxar a máscara e ver se ela está respirando pela boca ou pelo nariz. Se eu estiver errado, semana que vem eu me desculpo aqui, tá?”, afirmou o presidente negando a ciência mais uma vez.

Recentemente, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, Bolsonaro foi questionado por chegar a entrevista sem máscara e respondeu: “Eu chego como quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, você não usa”, ao desrespeitar mais uma vez as recomendações sanitárias.

“A postura do Presidente da República nas cidades de Pau dos Ferros e Jurucutu foi uma afronta a todas as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde”, reiteram na ação os parlamentares do PSOL, que continuam: “Tal postura colocou em risco diversas pessoas que lá estavam, além da saúde pública em geral. O comportamento do Presidente da República, mais uma vez, induz ao descumprimento das normas de combate à pandemia”.

“Num país com mais de meio milhão de mortos vitimados pelo Coronavírus, incentivar uma criança a não usar uma máscara é um absoluto desrespeito com o país – e, sobretudo, com as famílias enlutadas. A cruzada do Presidente Jair Bolsonaro contra a ciência e a vida continua”, concluem os psolistas.

A ação no STF pede a investigação dos atos de Bolsonaro e sua consequente responsabilização pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva, perigo para a vida ou saúde de outras pessoas, além de afrontar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao submeter menores de idade a riscos e constrangimentos.

Fonte: Site do PSOL