Bolsonaro derrete: 58% acham que presidente não merece se reeleger

Ontem, pesquisa Ipec também mostrou deterioração da avaliação de Bolsonaro, com 66% desaprovando seu modo de governar.

Ilustração: Duke

Mais da metade dos brasileiros, 58%, acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não merece ser reeleito nas eleições de 2022. Os dados são de pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (25). A rejeição ao nome de Bolsonaro cresceu cinco pontos percentuais em relação à rodada anterior, de 21 de maio, quando 53% dos ouvidos tinham a mesma opinião.

O levantamento mostrou ainda que, caso as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno. Lula aparece com 44% das intenções de voto, e o atual presidente com 39%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

Bolsonaro derrete

Pesquisa Ipec divulgada nesta quinta (24) mostra que o derretimento de Bolsonaro é uma tendência. Conforme o levantamento, o modo bolsonarista de governar é rejeitado por 66% e aprovado por 30%. Há quatro meses, eram 58% de desaprovação e 38% de apoio.

A avaliação do governo como um todo foi igualmente afetada de um levantamento a outro. Em fevereiro, 28% dos brasileiros julgavam a gestão Bolsonaro como ótima ou boa, Hoje, são apenas 23%. Para 50%, o governo é ruim ou péssimo – o percentual estava em 39% quatro meses atrás.

Autor