Brasil passa de 500 mil mortes por Covid; pandemia segue sem controle

Número total de casos confirmados chegou a 17.822.659, mas pode ser superior a 18 milhões, devido às subnotificações

O Brasil ultrapassou neste sábado (19) a marca de 500 mil vítimas da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o consórcio de imprensa, o País somava 500.022 mortes por Covid-19 ao longo da crise sanitária, sendo 1.401 óbitos registrados apenas hoje. O número total de casos confirmados chegou a 17.822.659, mas pode ser superior a 18 milhões, devido às subnotificações.

Como o governo Jair Bolsonaro insiste numa política negacionista e genocida, que relativiza os impactos da pandemia, é esperado que a situação se agrave sensivelmente nos próximos dias. Nesta sexta-feira (18), por exemplo, a pandemia, ainda sem controle, bateu um novo recorde: houve 98.832 novas contaminações em apenas 24 horas – o que indica uma iminente alta na média diária de mortes.

“Teremos um cenário de aumento de casos projetados, principalmente a partir da segunda metade de julho”, declarou ao G1 o epidemiologista Alfredo Scaff, da Fundação do Câncer. Segundo ele, caso esse cenário se confirme, o número de mortes pode disparar em agosto.

“Diversas instituições que projetam cenários e modelos epidemiológicos, como o Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), inferem que poderá haver até 3 mil óbitos por dia nesse período”, agrega Scaff. Hoje, a média diária de mortes é de pouco mais de 2 mil. A tendência é que o Brasil supere os Estados Undios e se tornem, entre agosto e setembro, o país com mais perdas humanas na pandemia.  

A vacinação anti-Covid em ritmo lento, mesmo depois de cinco meses do início do programa federal de imunização, é outro complicador. Menos de 12% da população brasileira recebeu as duas doses necessárias para a imunização completa.

Em termos proporcionais, o Brasil é apenas o 67º país que mais aplicou vacinas levando em conta o tamanho da população. Até hoje, são apenas 39 vacinas a cada cem habitantes – a taxa para o mesmo número de habitantes é de 122 em Israel, 107 no Reino Unido e 94 nos Estado Unidos – três países com a crise sanitária sob controle.

“Nosso Brasil vive um luto eterno. Estamos dia após outro à espera da próxima onda, do próximo recorde”, lamentou, em nota, o movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia. “Hoje é um desses dias, pois o Brasil vela por 500 mil vítimas fatais da Covid-19. Meio milhão de mortos que não são o produto fúnebre apenas de um vírus, mas da soma cruel de desgoverno, negacionismo e insensatez da necropolítica do governo de Jair Messias Bolsonaro.”

Batizada de “Réquiem para 500 mil”, a nota do Direitos Já lembra que é preciso “transformar tristeza em força de ação para lutarmos pela vida”. Conforme o movimento, “a transformação do luto em luta pela vida é um desafio urgente e histórico para todo o povo brasileiro”.

Autor