Novo apagão atinge cidades do Amapá

É o quinto blecaute no estado este ano. Segundo senador Randolfe, a culpa é do setor privado, no momento em que o Senado discute privatização da Eletrobras.

Mais um apagão do setor elétrico no Amapá revela precariedade do serviço privado.

Por volta das 16h de hoje (16), um novo apagão elétrico afetou algumas cidades do Amapá, incluindo a capital Macapá. Não foram informados o total de municípios afetados. 

Em nota, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que a falta de energia desta quarta-feira “foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari”, que fica na região sul do estado.

A distribuidora que atende a capital, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou que houve desligamento momentâneo, que a causa “está sendo apurada” e o retorno do fornecimento foi imediato. “A LMTE disponibilizou no tempo de 1 minuto o transporte da energia nas linhas de transmissão Laranjal-Macapá 1 e 2”.

O Ministério de Minas e Energia também se manifestou em nota e confirmou que, às 16h05, houve o desligamento do sistema de 230 KV que atende Macapá. 

“Em consequência, houve o desligamento de toda a carga atendida pela Subestação Macapá, de cerca de 250 MW [megawatts]. O início da retomada do fornecimento de energia iniciou às 16h21, com o religamento de um circuito da linha de transmissão. O reestabelecimento do fornecimento está sendo realizado de forma coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As causas do desligamento deverão ser identificadas no Relatório de Análise de Perturbação”, disse a pasta, em nota.

O ONS informou que, após o apagão, a energia foi completamente restabelecida no estado por volta das 18h. 

“O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”.

Este é o quinto apagão elétrico registrado no Amapá este ano. Em novembro do ano passado, mais de 90% da população do estado passaram mais de 20 dias com fornecimento limitado em esquema de rodízio de energia elétrica.

Repercussão

Esse desligamento ocorre no momento em que no Senado Federal foi iniciada discussão da MP 1031, de privatização da Eletrobras. E o evento foi até citado como argumento por senadores, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para justificar a rejeição pelo projeto de desestatização da companhia.

No momento, inclusive a discussão ainda está focada se a matéria será votada ou não nesta quarta-feira, 16.

A reclamação estava centrada no fato de que o relatório do senador relator Marcos Rogério (DEM-RO) ainda não havia sido apresentado e que ainda não seria possível avaliar o texto apresentado.

Com informações da Agência Brasil

Autor