Maranhão terá a primeira cidade com 100% de adultos vacinados

A cidade histórica tem o maior número de quilombos no Brasil, grupo que integra o público alvo de prioridade na vacinação.

A cidade histórica de Alcântara vai se tornar nesta quarta-feira (16) a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra o coronavírus.

“Garantimos o acesso de toda a população-alvo à 1ª dose da vacina. Seguimos lutando para avançar em todas as regiões, com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios”, anunciou o governador Flávio Dino, que participará de evento às 16h no município, com os protocolos sanitários exigidos, marcando essa conquista.

A Secretaria de Saúde destacou para o município equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São enfermeiros, aplicadores e digitadores que, em conjunto com os profissionais municipais, colaboraram para o avanço do processo de vacinação.

O vice-governador Carlos Brandão destacou que o expressivo resultado é fruto de esforços do governo estadual em parceria com a Prefeitura de Alcântara. “Estamos mostrando que Alcântara é uma cidade não apenas da era espacial, mas uma cidade também de competência na vacinação”, afirmou.

Alcântara fica na Ilha do Livramento, a 30 km da capital, tem cerca de 22 mi habitantes numa área de 1,4 mil km2 , São Luis, e é caracterizada pela grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19.O muncípio tem o maior número de quilombos no Brasil. Ao todo são 204 comunidades, onde vivem mais de 3,3 mil famílias.

Quantidade e agilidade

“Vacinar mais e mais rápido”. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esse tem sido o lema do Governo do Maranhão para vencer a pandemia. Ele ainda comentou sobre a importância de não “deixar ninguém para trás” e ir às comunidades com maior dificuldade de acesso, para que todos os moradores adultos recebam a vacina.

A população de Alcântara tem abraçado a causa e se orgulha de ser a cidade que pode servir de parâmetro para o resto do país no que diz respeito à agilidade para combater a pandemia, por meio da maneira comprovadamente eficaz: a vacina.

“Eu estou muito feliz porque a vacina representa o controle dessa pandemia, não só para mim, mas para toda a população brasileira. Essa felicidade que estou sentindo hoje, eu desejo para todo o povo brasileiro, e que todos os prefeitos e todos os governadores sigam esse exemplo que está acontecendo aqui em Alcântara e que façam também pela sua população o mesmo trabalho que está sendo realizado aqui”, disse a entusiasmada Fátima Diniz Ferreira, moradora da cidade há 40 anos, que foi imunizada.

Com informações da Agência Maranhão de Notícias