Luciana Santos, FHC e outros políticos lamentam morte de Marco Maciel

O ex-vice-presidente da República será velado nesta tarde no Senado e sepultado às 17h30 em Brasília.

Luciana Santos é presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco l Foto: Diego Galba/VG

A presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, lamentou neste sábado (12) a morte de Marco Maciel, ex-governador pernambucano, ex-senador e ex-vice-presidente da República.

Maciel morreu hoje em Brasília. Em março, ele havia sido diagnosticado com a Covid-19. Neste sábado, voltou a ser internado devido a uma infecção bacteriana. Ele será velado nesta tarde no Salão Negro do Senado e sepultado às 17h30 no Cemitério Campo da Esperança, na capital federal.

“Lamento a morte do ex-governador Marco Maciel. Em sua vida pública pautou-se pela cordialidade e abertura para o necessário diálogo entre os diferentes. Manifesto minha  solidariedade a Anna Maria, seus filhos e toda família”, manifestou-se Luciana Santos em sua conta no Twitter. Casado com Anna Maria Ferreira Maciel, Marco Maciel deixa três filhos e quatro netos.

Outras figuras públicas também se manifestaram sobre a morte do ex-vice-presidente.

Ciro Gomes (PDT) disse que Maciel era “um homem decente” e “de espírito público” e que “dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira”.

o presidente Nacional do Democratas, Antonio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), lembrou que Marco Maciel foi um dos fundadores do partido. “Neste 12 de junho, o Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país”, disse.

“Homem de elevado espírito público, tenho certeza que o legado de Marco Maciel será lembrado por toda nossa história. Hoje, envio toda solidariedade e carinho aos familiares e amigos deste grande líder. Um sincero e fraterno abraço da família Democratas”, finalizou.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, disse que a partida de Marco Maciel “ inflige enorme perda para a política brasileira e a arte da conciliação”. “Meus sentimentos à sua família, amigos e admiradores”, disse, em nota.

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que Maciel foi “um jurista que honrou o exercício da atividade pública e dignificou a vice-presidência da República.”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a palavra que definia Marco Maciel era “lealdade”. “Morreu hoje Marco Maciel. Exerceu a vice-presidência nas duas vezes em que fui Presidente. Se me pedirem uma palavra para caracterizá-lo diria: lealdade. Viajei muito, sem preocupações: Marco exercia com competência e discrição as funções que lhe correspondiam. Deixa saudades”, afirmou por meio de sua conta no Twitter.

Com informações da Agência Brasil

Autor