Ministro Queiroga mente sobre casos positivos de Covid-19 no Brasileiro

Ao falar sobre a Copa América no Brasil, o ministro da Saúde disse à CPI da Covid que houve apenas um caso positivo de Covid-19 no Campeonato Brasileiro passado, quando na verdade foram mais de 300 casos

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mentiu na CPI da Covid nesta terça-feira (8) ao comentar a realização da Copa América no Brasil. Para dizer que a competição terá um lugar seguro no país, o ministro disse que o Campeonato Brasileiro aconteceu em ambiente controlado com apenas um caso positivo de Covid-19. “O paciente ficou hospitalizado, e não houve consequências”, mentiu ele. No período, foram mais de 300 casos da doença.

Com relação ao paciente, Queiroga também mentiu, pois se trata do preparador físico do Coritiba Hugo Paulista, que ficou 18 dias internado e uma semana intubado. No mesmo período, o massagista do Flamengo Jorginho morreu em decorrência da doença.

“Senador, a prática de esportes e de jogos é liberada no Brasil: Campeonato Brasileiro de Futebol aconteceu com mais de cem partidas, dentro de um ambiente controlado, sem público nos estádios, e houve apenas um caso positivo, o paciente ficou hospitalizado, e não houve consequências; está acontecendo a Taça Libertadores da América; estão acontecendo as Eliminatórias da Copa do Mundo; a Sul-Americana; esse final de semana, um Campeonato Pan-Americano de Ginástica, no Rio de Janeiro, de tal sorte que o esporte está liberado no Brasil e não existem provas de que essa prática aumenta o nível de contaminação dos atletas”, disse o ministro.

“O ministro Marcelo Queiroga disse que, para participar da Copa América, os atletas não terão de vacinar e que no Campeonato Brasileiro houve só um caso de transmissão em campo. Isso não procede!”, criticou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Autor