TCU desmente Bolsonaro sobre mortes por Covid-19

Presidente disse a apoiadores no cercadinho do Alvorada que, segundo um suposto relatório do TCU, metade das mortes da pandemia em 2020 não teria sido por Covid-19. Segundo o órgão, documento citado por Bolsonaro não existe.

O Tribunal de Contas da União (TCU) desmentiu o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o número de brasileiros mortos pela Covid-19.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, manifestou-se o órgão em sua conta oficial no Twitter, no início da noite desta segunda-feira (7).

Pela manhã, Bolsonaro disse a apoiadores no famoso cercadinho do Palácio da Alvorada que, segundo um relatório do TCU, cerca de metade das mortes pelo coronavírus em 2020 na verdade não estariam relacionadas à doença.

“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou o presidente.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil já registrou mais de 470 mil mortes pela Covid-19.

Autor