Pandemia: “Deixar a doença circular é um massacre”, diz Atila Iamarino

Apenas 10,81% da população brasileira já recebeu duas doses de alguma vacina anti-Covid

O biólogo e doutor em microbiologia Atila Iamarino reafirmou a necessidade de novas medidas para frear a propagação do novo coronavírus no Brasil ao mesmo tempo em que se acelera a campanha de imunização. Sua declaração foi dada na sexta-feira (4) em live da agência Deutsche Welle.

“Só a vacinação não controla o vírus. Também tem que segurar os casos”, afirmou Atila. “Deixar a doença circular livremente é um massacre, é uma calamidade. A gente já passou por muito, mas ainda tem muito chão pela frente – tem muita coisa que pode dar errado se a gente não fizer esforço agora para conter a doença.”

Atila é co-criador do ScienceBlogs Brasil – braço em português da maior rede de blogs científicos do mundo. Ele ganhou notoriedade no início da pandemia por explicar de maneira didática aspectos complexos da Covid-19.

Sobre as dificuldades do Brasil em garantir segunda dose para todos, o biólogo demonstra preocupação: “Ficamos com muita gente que só tomou uma dose e não está protegida, mas achando que está. Você vacinou, mas não o suficiente para proteger. A pessoa tem a falsa segurança”.

Até o momento, 71.631.011 doses de vacinas anti-Covid foram aplicadas no Brasil. Porém, a maioria dos vacinados recebeu apenas a primeira dose. Apenas 22.896.108 de brasileiros – ou 10,81% da população – já receberam as duas doses, que garantem a imunização completa.

Com informações da DW