OAB diz que partidarização das Forças Armadas ameaça democracia

“A grave situação do país exige das instituições respostas firmes para impedir retrocessos e quebra da ordem institucional”, diz Felipe Santa Cruz, presidente da entidade

Felipe Santa Cruz (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, diz que a decisão do Exército em não punir o general da ativa Eduardo Pauello, por participação em político pró-Bolsonaro, é uma clara afronta à disciplina e ao que determina a lei. “A partidarização das Forças Armadas ameaça a democracia e abre espaço para a anarquia nos quarteis. A grave situação do país exige das instituições respostas firmes para impedir retrocessos e quebra da ordem institucional”, defendeu.

De acordo com Santa Cruz, a partidarização das Forças Armadas ameaça a democracia e abre espaço para a anarquia nos quarteis. Ele afirmou que a decisão escancarou as portas, ao não punir um general da ativa que participou de um evento político, em clara afronta à disciplina e ao que determina a lei.

O presidente da OAB diz que a lei estabelece claramente que a hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas. “Não é raro ouvir declarações públicas dos comandantes militares de que quando a política entra pela porta da frente num quartel, a hierarquia e a disciplina saem pela porta dos fundos.”

Autor