Senadores criticam na CPI da Covid realização da Copa América no país

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, apelou aos jogadores da Seleção, em especial ao atacante Neymar, para se oporem a realização do evento

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Antes do depoimento da oncologista Nise Yamaguchi, que defende o uso da cloroquina e o tratamento precoce para a covid-19, parlamentares integrantes da CPI da Covid criticaram duramente nesta terça-feira (1º) a possibilidade de realização da Copa América no Brasil. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, apelou aos jogadores da Seleção, em especial ao atacante Neymar, para se oporem a realização do evento.

“É inacreditável que o governo sedie uma competição exatamente com o agravante da pandemia com mortes e UTIs e a terceira onda começando a chegar, seria transformar campeonato em morte. Já que não podemos apelar para o presidente e nem o Ministério da Saúde, quero me dirigir aos jogadores: Neymar não concorde com isso!”, apelou o relator.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), aproveitou o debate para fazer autocritica: “Ontem, eu estava dando uma entrevista à CNN, quando fui perguntado sobre essa questão. Num primeiro momento, como está tendo campeonato todo final de semana, todos os dias, praticamente (…) Mas depois eu fui raciocinar: realmente, é sem lógica fazer um negócio agora, um evento internacional. Não temos o que comemorar. Aliás, nós temos é que lamentar”, disse o presidente.

O senador Humberto Costa disse que a Colômbia e a Argentina, que têm situação de controle da pandemia, por incrível que pareça, melhor do que o Brasil, rejeitaram. “E o Brasil aceitou promover esse evento, cujo protocolo, presidente, tem exigências de oferta de serviços públicos que nesse momento o Brasil não tem condição de fazer. Por exemplo, virão delegações de atletas, de torcedores, de dirigentes, de gente da imprensa que vem cobrir, e isso significa que nós teremos que garantir, além de segurança, leitos hospitalares, atendimento à saúde, coisa que está faltando para a população brasileira nesse momento”, criticou.

Autor