Governador de Pernambuco pede acompanhamento de feridos em protestos

Governador determinou que Secretaria de Justiça e Direitos Humanos acompanhe a assistência médica e inicie o processo de indenização às vítimas

Estado presta assistência às pessoas que sofreram ferimentos graves em manifestação no Centro do Recife Heudes Regis/SEI

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou que a Secretaria de Direitos Humanos do estado faça o acompanhamento da assistência de saúde que está sendo prestada a dois homens que foram feridos pela Polícia Militar, no sábado (29), durante protestos realizados contra o governo federal, em Recife. 

“Assim como estamos acompanhando a investigação que está sendo realizada pela Corregedoria, também vamos seguir de perto a assistência às pessoas que resultaram feridas”, afirmou Paulo Câmara.

Segundo Câmara, o processo de indenização das vítimas também será iniciado pela procuradoria do estado. O adesivador Daniel Campelo da Silva, 51 anos, e o arrumador Jonas Correia de França, 29, foram atingidos no rosto por balas de borracha disparadas por policiais militares. Eles estão internados no Hospital da Restauração, na capital.

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) recebe vereadora agredida por policiais militares Fotos: Heudes Regis/SEI

No sábado, o comandante da operação foi afastado das funções, além dos policiais que jogaram spray de pimenta no rosto da vereadora Liana Cirne (PT), que também participava do ato. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social já iniciou o procedimento de tomada de depoimentos dos envolvidos.

Vereadora agredida

O governador Paulo Câmara recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (31.05), a vereadora do Recife Liana Cirne. O governador se solidarizou com a vereadora e ratificou a determinação de investigação rigorosa do caso. 

Liana Cirne esteve no Palácio do Campo das Princesas, acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá. A vice-governadora Luciana Santos e o secretário da Casa Civil, José Neto, também participaram do encontro. 

Prestei minha solidariedade à vereadora Liana Cirne e assegurei a ela que o ocorrido no último sábado não é a postura institucional da Polícia Militar de Pernambuco. Todos os envolvidos já identificados foram afastados e a Corregedoria e a Polícia Civil estão atuando para apurar as demais responsabilidades.

“Repudiamos a violência e teremos uma investigação rigorosa de todos os fatos”, afirmou Paulo Câmara. 

Liana Cirne entregou uma representação disciplinar contra os policiais envolvidos nos acontecimentos do último sábado e uma solicitação de acompanhamento da sindicância instaurada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social.

Leia ainda:

Autor