Macron reconhece responsabilidades da França no genocídio de Ruanda

No memorial às vítimas, ele pediu a outros países, ao lado da França, para abrir seus arquivos durante o período do genocídio que tirou mais de 1 milhão de vidas, principalmente da etnia Tutsi.

Emmanuel Macron - Foto: Presidência da República da França/Fotos Públicas

A visita do presidente francês, Emmanuel Macron, na quinta-feira reconheceu as responsabilidades da França no genocídio de Ruanda em 1994 contra os tutsis durante seu discurso no Memorial do Genocídio de Quigali, o local de descanso final para mais de 250.000 vítimas do genocídio.

“Enquanto estou com humildade e respeito ao seu lado neste dia, reconheço a magnitude de nossas responsabilidades”, disse ele, após colocar uma coroa de flores para as vítimas no memorial.

Ele também pediu aos outros, ao lado da França, para abrir todos os seus arquivos durante o período do genocídio, seguindo o trabalho de uma comissão que descobriu que a França carrega o fardo de “pesadas responsabilidades” no genocídio que tirou mais de 1 milhão de vidas, principalmente étnicas Tutsis.

Vincent Duclert, historiador-chefe da comissão criada por Macron, apresentou seu relatório a esta última em Paris em março, que foi saudado pelo governo de Ruanda, dizendo que “representa um passo importante para um entendimento comum” do papel da França no genocídio.

“Este percurso de reconhecimento, através das nossas dívidas, das nossas doações, nos oferece uma esperança de superarmos esta noite e de voltarmos a caminhar juntos. Neste caminho, apenas aqueles que sobreviveram à noite talvez possam esquecer e ter a dádiva de nos perdoar”, disse ele, acrescentando que os jovens da França e de Ruanda podem ter uma aliança unida não apagando nada do passado.

Macron chegou a Ruanda na manhã de quinta-feira para uma visita de estado de dois dias, a primeira visita de um presidente francês em onze anos à nação centro-africana.

A última visita foi do então presidente francês, Nicolas Sarkozy, em fevereiro de 2010. A visita de Macron foi também a segunda visita de um presidente francês desde o genocídio, que prejudicou as relações entre os dois países que antes eram próximos.

Antes de partir para Ruanda, Macron disse em um tweet: “Tenho a profunda convicção que escreveremos juntos uma nova página em nosso relacionamento entre Ruanda e África”.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Quigali, Macron foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores de Ruanda, Vincent Biruta, e outros funcionários do governo.

O Palácio do Eliseu disse sexta-feira que o presidente francês nomeará um embaixador em Ruanda em uma etapa final para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países, cargo que está vago desde 2015.

Um centro cultural francófono também deverá ser inaugurado por Macron após um fechamento de sete anos.

Fonte: Xinhua