Rejeição a Bolsonaro vai a 59% e volta a bater recorde, diz pesquisa

Números parecem captar os primeiros efeitos da CPI da Covid-19

Três a cada cinco brasileiros rejeitam a gestão Jair Bolsonaro, aponta pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (26). Conforme o novo levantamento, a reprovação ao governo subiu cinco pontos percentuais em duas semanas e foi novamente a 59%, voltando ao patamar recorde já registrado em março passado. Já a aprovação está em 35%.

Os números parecem captar os primeiros efeitos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada em 27 de abril. Conforme destaca o site Poder360 – que divulga as sondagens da PoderData –, a pesquisa atual é a primeira realizada “com a CPI da Covid funcionando já de maneira plena, sobretudo depois de todos os depoimentos de ex-ministros da Saúde. A comissão tem produzido intenso conteúdo noticioso negativo sobre o governo Bolsonaro”.

Embora a aprovação à gestão tenha alterado dentro da margem de erro, parte dos chamados “indiferentes” passaram a avaliar negativamente o bolsonarismo. O percentual de eleitores que não aprovavam nem reprovavam o governo passou de 10% para 6% em 15 dias. “O resultado indica que o noticiário desfavorável não chega a perfurar o núcleo de apoio mais próximo do presidente. Mas teve impacto sobre o crescimento da desaprovação”, conclui o Poder360.

Os segmentos que mais rejeitam Bolsonaro são os eleitores de 16 a 24 anos (75%), os moradores do Nordeste (66%) e os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (70%). Já a região Norte é única onde a maioria apoia o governo (74%). A aprovação a Bolsonaro é maior entre homens (40%) do que entre mulheres (29%).

A pesquisa Poder Data ouviu 2.500 pessoas, em 462 municípios, de todas os estados, de 24 a 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Autor