Casos de covid-19 recuam nos Estados Unidos com avanço da vacinação

Joe Biden vai cumprir sua meta de vacinar 70% dos adultos com pelo menos uma dose, antes do tempo. Queda em casos e internações promove flexibilização do distanciamento social às vésperas do verão.

Nesta terça-feira, 50% das pessoas com 18 anos ou mais nos EUA foram registradas como totalmente vacinadas, de acordo com dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). Mais de 61% dos adultos receberam pelo menos uma injeção, embora o ritmo esteja diminuindo. 

O presidente Biden estabeleceu uma meta em 4 de maio de vacinar pelo menos parcialmente 70% dos adultos até 4 de julho, já que o governo mudou sua estratégia para alcançar aqueles que ainda não receberam as vacinas.

Em toda a nação, as novas infecções de coronavírus se estabilizaram em um declínio contínuo à medida que mais pessoas se vacinam.

  • O país tem uma média de 30.000 casos por dia, o menor número em cerca de 11 meses. As mortes estão em seus níveis mais baixos desde o verão passado.
  • Quase duas em cada cinco pessoas nos Estados Unidos estão totalmente vacinadas . Cerca de 1,8 milhão de pessoas recebem uma injeção todos os dias.
  • Nenhum estado está vendo um grande aumento de novos casos, e muitos viram quedas de 40% ou mais nas últimas duas semanas.
  • Os casos vêm caindo há um mês em Michigan , o estado com o pior aumento repentino na primavera. Cerca de 1.700 casos estão surgindo lá a cada dia, contra cerca de 7.800 diários em meados de abril.

“Permaneço cautelosa, mas esperançosa de que elas continuarão com tendência de baixa”, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC. Ela acrescenta que as pessoas que ainda não estão totalmente vacinadas devem continuar seguindo a diretriz federal de distanciamento social e uso de máscaras durante o final de semana próximo. O 30 de maio é o Dia do Memorial, celebrado em homenagem às Forças Armadas, feriado que dá início às férias de verão.

Autor