Alba Valdez: Uma cearense arretada!

.

Por Luciana Bessa*

Dificilmente um cearense não leu Rachel de Queiroz (1910-2003), a primeira mulher (e nordestina) a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977 e, também, a receber o prêmio Camões, em 1993.

A questão aqui é outra cearense: Alba Valdez, nascida em 12 de dezembro de 1874. A Literatura Cearense está repleta de escritoras esperando para serem lidas. É por isso que o escritor/a escreve: para compartilhar o que não cabe dentro de si.

Alba Valdez atuou por muitos anos em vários jornais da capital cearense: A Tribuna (1922), O Nordeste (1927), Unitário (1955) etc. É preciso que se diga que Alba Valdez era pseudônimo. Seu nome era Maria Rodrigues Peixe. Usá-lo era uma forma de fugir das vistas de seus pais que acreditavam que o ato de escrever era uma atividade masculina.

Alba não concordava com seus genitores.  Formou-se professora, tornou-se escritora e uma defensora da causa feminista. Ela defendia que o espaço público deveria ser ocupado por qualquer mulher, se assim o desejasse. Participou Centro Literário, da Boemia Literária, da Iracema Literária e da Padaria Espiritual.

Em 1901, escreveu seu primeiro livro intitulado Em Sonho, uma coletânea de contos, crônicas e outros textos em prosa. Alguns deles foram traduzidos para o sueco e para o francês, como o conto A Carta. Em 1904, fundou a primeira Liga Feminista Cearense, porque acreditava que as mulheres podiam se destacar “fora do lar”.  Em 1907, veio à tona seu segundo livro: Dias de Luz, relatos de sua infância e adolescência. Em 1936, foi a primeira mulher a ingressar no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). E um ano depois, (1937) também foi a primeira a romper o seleto espaço masculino da Academia Cearense de Letras.

Alba Valdez em seu tempo rompeu barreiras. Nós leitores, em nosso tempo, estamos sendo convidados a recompensá-la por sua luta: ler e divulgar sua obra é a melhor opção.

*Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará e idealizadora do Blog Literário Nordestinados a Ler e integrante do Coletivo Camaradas