Taxas de despejo nos EUA voltam aos níveis pré-pandêmicos

As autoridades de saúde pública precisavam que as pessoas ficassem em casa para limitar a disseminação do vírus, então os governos tomaram medidas para conter os despejos que muitos temiam serem iminentes.

Nos arredores de Columbus, Ohio, um oficial de justiça assina um mandado de despejo de um inquilino em 3 de março de 2021.

Antes da pandemia de covid-19, Idaho, como muitos estados em todo o país, enfrentava o aumento dos custos de moradia, baixas taxas de vacância e aumento dos esforços dos proprietários para despejar inquilinos.

Graças ao aumento dos benefícios de desemprego, verificações de estímulo federais e moratórias de despejo – tudo parte da resposta do governo à pandemia – a vida dos inquilinos melhorou ligeiramente em 2020. Mas com esses programas diminuindo ou desaparecendo, muitos Idahoanos e outros americanos que alugam suas casas ainda terão dificuldades para pagar aluguel e correr o risco iminente de ser despejado.

Nossa análise das taxas de despejo em todo o estado de Idaho descobriu que os números caíram em 2020, mas devem retornar aos níveis pré-pandêmicos, ou até mesmo exceder, nos próximos meses, à medida que o apoio econômico para o aluguel de famílias se esgota.

Tendências semelhantes em outros estados podem desencadear um aumento nos despejos em todo o país.

Despejos de Idaho

Em 2016, 2.037 ou 1,1% de todas as residências alugadas em Idaho enfrentaram um processo de despejo – quando um proprietário solicita formalmente uma ordem de despejo de um tribunal. Os tribunais ordenaram despejos de 1.107 famílias, ou 0,6% das residências alugadas do estado naquele ano.

Os pedidos de despejo que não terminam em despejo ordenado podem ser o resultado de os locatários chegarem a um acordo com o proprietário antes do despejo. Mesmo quando demitidos ou liquidados, os pedidos afetam o registro do inquilino, tornando potencialmente difícil encontrar uma nova moradia por anos no futuro.

Em 2019, os pedidos de despejo aumentaram e afetaram 2.673 famílias, 1,4% das residências alugadas do estado, com 1.611, ou 0,8% , enfrentando, em última instância, um despejo ordenado pela justiça. Entre 2016 e 2019, os preços da habitação em Idaho aumentaram 34,7% , enquanto o rendimento mediano aumentou apenas 17,7% . Quando os custos da moradia superam a receita, o estoque de moradias populares diminui com um provável aumento de despejos.

Em 2020, no entanto, os números de despejos caíram – 1% das residências alugadas de Idaho, 1.893 famílias, tiveram um processo de despejo e 1.127, ou 0,6%, foram formalmente despejados .

Ao contrário de outros estados, Idaho não tinha uma proibição de despejo em todo o estado, mas há razões potenciais para essas reduções.

De 25 de março a 30 de abril de 2020, os tribunais estaduais foram encerrados , exceto para audiências essenciais – que poderiam incluir despejos relacionados a atividades ilegais. A maioria dos outros procedimentos de despejo teria sido adiada. Além disso, alguns proprietários podem ter decidido buscar outras resoluções além do despejo, especialmente porque o auxílio em dinheiro veio dos governos federal e estadual.

No entanto, quando os tribunais foram reabertos em maio de 2020, os pedidos de despejo e despejos formais aumentaram. E as estatísticas mensais mostram as taxas subindo quase de volta aos níveis de 2019. Isso levanta a questão da capacidade das proibições federais de diminuir as taxas de despejo.

Os pedidos de despejo de Idaho caíram quando a pandemia começou

No início de 2020, os pedidos de despejo (eviction filings) nos tribunais de Idaho estavam no mesmo nível do ano anterior. Mas o fechamento de tribunais e as restrições à pandemia fizeram com que caíssem substancialmente por alguns meses, antes de voltar aos níveis de 2019

Moratórias federais de despejo

Quando a pandemia atingiu, cerca de 15,9 milhões de pessoas em todo o país perderam seus empregos e enfrentaram dificuldades para conseguir moradia. As autoridades de saúde pública precisavam que as pessoas ficassem em casa para limitar a disseminação do vírus, então os governos tomaram medidas para conter os despejos que muitos temiam serem iminentes.

A legislação federal de alívio incluiu pagamentos diretos em dinheiro para a maioria das famílias americanas, pagamentos adicionais de desemprego, assistência de aluguel de emergência e proibições de despejos.

O Coronavirus Aid, Relief, and Economic Security Act, conhecido como CARES Act, proibiu os despejos de 24 de março a 24 de agosto de 2020, mas se aplicava apenas ao número relativamente pequeno de locatários que usavam programas de assistência federal para pagar o aluguel, ou morar em propriedades com financiamento federal.

Uma proibição mais ampla de despejo , ordenada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, entrou em vigor em 4 de setembro de 2020 e deve expirar em 30 de junho de 2021. Abrange mais locatários, incluindo pessoas que correm o risco de se mudar para um lugar superlotado hospedagem ou ficar sem teto. Mas não é proteção automática: os inquilinos devem provar sua elegibilidade.

A proibição de despejo do CDC também enfrenta vários desafios judiciais; mais recentemente, foi derrubado por um tribunal federal em Washington, DC – embora a decisão esteja em espera para recursos pendentes. Portanto, sua proteção pode não durar muito.

Para tornar as coisas mais estressantes para os locatários, nem a proibição de despejo perdoa o aluguel não pago, portanto, os locatários ainda são responsáveis ​​pelo aluguel atrasado e podem enfrentar despejo no futuro se não puderem pagar.

Uma mulher está de frente para um policial e outro oficial
Um policial do condado de Maricopa, Arizona, entrega um aviso de despejo a um inquilino em Phoenix em outubro de 2020, em meio à pandemia. 

Moratórias de despejo estaduais e locais

Os estados e cidades dos Estados Unidos que estabeleceram seus próprios programas de prevenção de despejo estão observando taxas de despejo mais baixas do que aqueles onde os inquilinos eram protegidos apenas pelas regras federais.

Eviction Lab Tracking System da Princeton University reúne dados de despejo em cinco estados: Connecticut, Delaware, Indiana, Minnesota e Missouri, bem como em 28 cidades em todo o país.

Como Idaho, o Missouri não teve uma proibição de despejo em todo o estado e viu uma queda semelhante e aumento nos casos em abril e maio de 2020. Delaware e Indiana tiveram proibições em todo o estado e viram aumentos acentuados nos pedidos de despejo depois que as proibições expiraram. Connecticut e Minnesota têm proibições em andamento e as taxas de despejo estão muito abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Nas cidades monitoradas pelo Laboratório de Despejo, os locais com proibições de despejo viram as taxas de despejo cair drasticamente até que as proteções locais expiraram.

Pessoas seguram cartazes em frente ao edifício do Capitólio do estado
Uma manifestação na Câmara Estadual de Massachusetts em março de 2021 pediu aos legisladores que façam mais para evitar despejos relacionados à pandemia.

Outros esforços para ajudar

Em Idaho, o governador republicano Brad Little alocou US$ 15 milhões em fundos da Lei CARES federal para fornecer assistência de aluguel para famílias que lutam para pagar o aluguel por causa da pandemia. Outros $ 200 milhões foram adicionados a esse fundo por meio do American Rescue Plan Act em 2021. Os pagamentos vão diretamente para os proprietários para compensar o aluguel atual e atrasado, dependendo das circunstâncias específicas da família.

Uma vez que esses fundos acabem e a proibição de despejo do CDC expire ou seja anulada no tribunal, os locatários em todo o país não terão mais proteções relacionadas à pandemia contra os pedidos de despejo. No entanto, essas famílias ainda podem estar sentindo a pressão da pandemia – e podem não ser capazes de pagar o aluguel atual, muito menos meses de aluguel atrasado que também devem.

A ajuda pode estar chegando ao fim, mas o potencial para uma crise de despejo se mantém – em Idaho e em todo o país.

  1. Benjamin Larsen é pesquisador Associado, Idaho Policy Institute, Boise State University
  1. McAllister Hall é pesquisador Associado, Idaho Policy Institute, Boise State University