Lula: Vender Eletrobras é arriscar soberania e segurança energética

Câmara dos Deputados pode votar hoje MP 1031, que cria condições para privatização da estatal.

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (18) que o governo Bolsonaro quer vender a Eletrobras “a preço de banana” e que a privatização da estatal coloca em risco a soberania e a segurança energética do Brasil. Além disso, segundo Lula, a venda da empresa elevará consideravelmente as tarifas de energia, impactando a conta de luz da população.

A Câmara dos Deputados pode votar ainda hoje a Medida Provisória (MP) 1031, que cria condições para a privatização da Eletrobras. A sessão no Plenário da Casa está marcada para 15h. Lula fez uma série de posts no Twitter sobre o assunto.

Segundo ele, a tentativa de venda é “mais um crime” contra o povo brasileiro e o futuro do país. Lula disse ainda que a privatização abre a possibilidade de mais incidentes como o do Amapá, que em 2020 ficou 21 dias no escuro.

“Uma série de falhas cometidas pela empresa privada responsável afetou o abastecimento de energia elétrica e água encanada, além dos serviços bancários, internet e telefonia, levando o caos à população”, recordou o ex-presidente.

Lula disse ainda que a Eletrobras é a maior empresa de energia da América Latina. A estatal reúne 48 usinas hidrelétricas, 62 eólicas e 12 termelétricas. “Privatizar a Eletrobrás é entregar de bandeja esse inestimável patrimônio duramente construído pelo povo brasileiro. É permitir que interesses privados passem a controlar as barragens e as vazões das águas, bem como o acesso a importantes fontes hídricas do nosso país. É preciso dizer não à privatização da Eletrobras”, defendeu.

Autor