58% dos brasileiros dizem que Bolsonaro não tem condições de liderar o país

Segundo o Datafolha, trata-se do maior percentual da série histórica desde que o instituto começou a fazer a pergunta, em abril de 2020

Para 58% dos brasileiros, Bolsonaro não tem capacidade de liderar o Brasil. É o que atesta o Datafolha na pesquisa realizada na terça (11) e quarta-feira (12). Trata-se do maior percentual da série histórica desde que o instituto começou a fazer a pergunta, em abril de 2020. Outros pontos do levantamento indicam que o presidente alcançou a pior avaliação do seu mandato (24%) e ainda seria derrotado por Lula num eventual segundo turno. O ex-presidente teria 55% contra 32% dele.

38% dos entrevistados avaliam que ele possui condições de comnadar a nação e 4% responderam não saber. O resultado vem a público em meio às críticas pela lentidão na vacinação contra a Covid-19, o descontrole da pandemia e a deterioração da economia.

O levantamento foi feito a partir de 2.071 entrevistas de forma presencial em 146 municípios espalhados por todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, de março, 56% disseram não enxergar capacidade, 42% afirmaram que sim e 3% não opinaram. Desde a aferição de 27 abril do ano passado, a parcela dos que respondem que o presidente carece de aptidão para governar o país é superior à dos que veem o contrário.

No recorte geográfico, o diagnóstico de incapacidade atinge o maior patamar (65%) no Nordeste —região que, segundo o Datafolha, concentra hoje a maior resistência a Bolsonaro e desaprovação do governo. Já na região Sul, que entrega ao presidente suas maiores taxas de aprovação e intenção de voto para 2022, o percentual dos que o julgam capaz é de 44%, ante 51% que pensam o contrário.

Com informações do UOL

Autor