Maioria dos brasileiros apoia impeachment de Bolsonaro, revela Datafolha

Segundo a pesquisa, a tendência detectada em relação ao impeachment reflete os números negativos para Bolsonaro apontados em outros pontos do levantamento feito nesta semana. O presidente atingiu sua pior avaliação no mandato e ficou muito atrás de Lula na corrida presidencial

Manifestação pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro por genocídio durante a pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

De acordo com pesquisa Datafolha, 49% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro contra 46% que se dizem contrários. Essa é a primeira vez nos levantamentos já feitos pelo Instituo que, numericamente, os que são a favor do afastamento do presidente aparecem na frente dos que são contra. O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil na terça (11) e na quarta (12). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Segundo o levantamento, os índices representam um empate técnico dentro da margem de erro, mas praticamente se inverteram em relação a março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.

“A tendência detectada em relação ao impeachment reflete os números negativos para Bolsonaro apontados em outros pontos da pesquisa feita nesta semana. O presidente, por exemplo, atingiu sua pior avaliação no mandato nos levantamentos do Datafolha e apareceu muito atrás de seu principal adversário na corrida eleitoral para 2022, o ex-presidente Lula, do PT”, diz matéria de Felipe Bächtold no UOL.

Em outros pontos da pesquisa, Bolsonaro é avaliado como ótimo ou bom por apenas 24% dos entrevistados, queda de seis pontos percentuais em relação a dois meses atrás. Na pesquisa eleitoral, 54% disseram agora que não votariam de jeito nenhum na reeleição do atual mandatário. Em simulação de segundo turno, Lula aparece com 55% ante 32% do presidente.

O Datafolha mostra que a oposição ao impeachment é maior em alguns segmentos que apoiam Bolsonaro em outros campos da pesquisa. A reprovação ao impeachment vai a 52% entre homens e no Sul do país. Também sobe para 60% entre entrevistados que dizem não ter medo do coronavírus, 57% entre evangélicos e 56% entre assalariados registrados.

Já o apoio ao afastamento cresce entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e entrevistados que dizem ter muito medo do coronavírus (60%). Entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao afastamento salta para 74%.

Com informações do UOL

Autor