Sindicato médico do Japão diz ser impossível disputar Jogos Olímpicos seguros

Médicos relataram falta de funcionários e governadores de províncias japonesas indicaram que não reservarão leitos hospitalares para atletas que ficarem doentes durante os Jogos.

Foto: Issei Kato/Reuters

A 10 semanas da abertura dos Jogos Olímpicos em Tóquio, um grande sindicato de médicos do Japão enviou uma mensagem ao governo para comunicar a impossibilidade de realizar o evento em segurança antes que a população esteja vacinada contra a Covid-19. Grande parte da opinião pública japonesa é contrária ao evento e as pesquisas mostram que a maioria dos japoneses quer um novo adiamento ou cancelamento dos jogos.

“Nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavírus”, afirmam os médicos, que consideram “impossível disputar Jogos seguros durante a pandemia”.

“Não podemos negar o perigo que representam as numerosas novas variantes do vírus que vão chegar a Tóquio a partir de todo o mundo”, completa o comunicado dos médicos.

O país está sob uma nova onda da doença, com a capital e diversas regiões em estado de emergência. Os sistemas hospitalares estão atuando perto da capacidade máxima e médicos denunciam falta de funcionários para atender a demanda. Governadores alegaram que não será possível reservar leitos hospitalares para os atletas enfermos.

Devido à pressão da opinião pública, o primeiro-ministro Yoshihide Suga recuou na posição definitiva sobre a realização dos jogos e disse que nunca “colocou as Olimpíadas em primeiro lugar”. No entanto, o comitê organizador insiste que o evento deve ocorrer sem riscos graças às medidas de segurança adotadas.

Com informações de Agência de Notícias Internacionais